Retrospectiva

Retrospectiva 2019: Veja os 10 jogos mais marcantes de Náutico, Santa Cruz e Sport

Os três maiores clubes do estado protagonizaram partidas marcantes neste ano

Adige Silva
Cadastrado por
Adige Silva
Publicado em 28/12/2019 às 18:00
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

Mais um ano se passou e o 'Trio de Ferro' do futebol de Pernambuco proporcionou jogos emocionantes aos seus milhões de torcedores. Após um 2018 ruim, o futebol pernambucano voltou a sorrir em 2019. Bem, pelo menos, dois clubes tiveram motivos para isso. Náutico e Sport terminaram o ano com um título e um acesso cada. Já o Santa Cruz não teve o mesmo desempenho. Terminou o ano sem títulos e não conseguiu seu principal objetivo na temporada, que era sair da amargurante Série C.

Com tantas reviravoltas, os três maiores clubes do estado protagonizaram partidas marcantes e que ficarão eternizadas na memória de seus torcedores. Por isso, o Jornal do Commercio selecionou 10 jogos emblemáticos desta temporada para você relembrar neste fim de ano. Confira abaixo:

Na final do PE, Sport manteve tabu contra o Náutico

Como ocorre em todos anos, o Campeonato Pernambucano foi o primeiro torneio a ter seu campeão conhecido. Após 5 anos, Náutico e Sport voltaram a se enfrentar na final da competição. O Náutico, campeão em 2018, buscava quebrar um jejum de 51 anos sem erguer uma taça em cima do rival. Após a primeira partida realizada no Estádio dos Aflitos, vencida pelo Sport por 1x0, o título seria decidido na Ilha do Retiro.

Em um jogo quente, com disputas duras, Suélliton, do Náutico, e Hernane Brocador, do Sport, foram expulsos aos sete minutos de jogo. Após o reinício da partida, de pênalti, o leão abriu o placar. O resultado deixava o Sport com uma mão na taça. Porém, a equipe alvirrubra dava sinais que não iria vender barato a derrota e, apesar de tecnicamente inferior, foi para cima. Ainda na primeira etapa, com um chute do Diego Silva de fora da área, veio o empate.

No segundo tempo, o Timbu dobrou o volume do jogo e partiu para cima de vez. A virada viria com o paraguaio Jiménez, de cabeça, aos 36 minutos. O clima de apreensão dominou a torcida leonina, que se calou durante os minutos finais. Do lado vermelho e branco, a expectativa pelo bicampeonato. Encerrado o jogo com o placar 2x1, a decisão iria para as penalidades. Com o goleiro Mailson, do Sport, defendendo duas cobranças, a taça permaneceu na Ilha e o tabu mantido. Sport 42 vezes campeão pernambucano.

1x0 e o adeus doído de um ídolo

Devido à eliminação precoce do Santa Cruz do Campeonato pernambucano, o 'clássico das multidões', realizado na 5ª rodada, acabou por ser o único do ano. Com um bom público no Estádio do Arruda, o Santinha venceu o Sport por 1x0, com um gol de Allan Dias, após falha do goleiro Magrão, do Sport.

Resultado magro, mas simbólico. Além de ser o único clássico entre as equipes no ano, o jogo foi o último de um dos maiores ídolos da história do Sport. Após a falha no gol, Magrão perdeu a titularidade para Mailson e não entrou mais em campo. Depois da pausa do campeonato para a Copa América, o arqueiro não se reapresentou e entrou com uma medida judicial contra o clube que defendeu por 14 anos. Cobrando salários atrasados, o goleiro firmou um acordo com o clube e se despediu da torcida através de um vídeo nas redes sociais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alessandro Beti Rosa (@magraogoleiro) em

O clássico do 'milhão dividido'

O tradicional 'clássico das emoções' ganhou outra denominação, em fevereiro deste ano: clássico do milhão. Isso porque Náutico e Santa Cruz se enfrentaram pela segunda fase da Copa do Brasil, em um jogo em que o campeão embolsaria a bagatela de R$ 1,4 milhão. No campo, um jogo pegado, com poucas chances criadas e muitas falhas. Em uma dessas, o artilheiro tricolor Pipico abriu o placar.

O empate alvirrubro não demorou a sair, quando Jorge Henrique empurrou a bola para as redes. O empate se manteve no placar até o final da partida, que, como previa o regulamento, foi para os pênaltis. Nas penalidades, melhor para os donos de casa, que converteram todas as cobranças de batidas e viram o rival errar duas das quatro possíveis.

Cercado de mística, o clássico do milhão ficou apenas no imaginário dos torcedores e da imprensa. Nos bastidores, os presidentes dos clubes selaram um acordo e a renda foi dividida em 60% para o vencedor e 40% para o adversário.

Uma quase final pernambucana no Nordeste

Diferentemente dos anteriores, este tópico relembrará mais de um jogo. Como o Sport se negou a participar da Copa do Nordeste, Náutico, Santa Cruz e Salgueiro representaram o Estado na competição. O carcará não teve vida longa, foi eliminado ainda na fase de grupos.

Classificados para as quartas, Santa e Náutico tinham tarefas distintas. Em jogo único, o tricolor encarou o CRB, no Arruda. Após empate em 1x1 nos 90 minutos, a decisão foi para as penalidades. Depois de uma disputa que parecia não acabar, a classificação foi confirmada com um 8x7 na marca do cal. Já o Timbu tinha um desafio e tanto. Encarando o Ceará, com um investimento de Série A, fora de casa. O clube alvirrubro foi valente, segurando a pressão da equipe alvinegra, e apostando no contra-ataque e venceu por 2x0, carimbando sua ida à semi-final da competição.

Nas semis, os papéis se inverteram. O Santa Cruz enfrentou um clube cearense, que estava na série A, o Fortaleza. Já o Náutico tinha uma tarefa mais franca. Enfrenar o Botafogo-PB, que também estava na série C, na Paraíba. No final, nem um, nem outro. Fortaleza venceu o valente Santa Cruz por 1x0 e o Náutico, com um futebol pragmático, foi derrotado por 2x1.

Caiu de pé! Santinha é eliminado da Copa do Brasil pelo Fluminense

Boa parte da renda do Santa Cruz no ano veio das premiações da milionária Copa do Brasil. Após eliminar Sinop-MT, Náutico e ABC, o santinha chegou a quarta fase contra um adversário de peso: o Fluminense. O primeiro jogo foi no Maracanã, onde a Cobra Coral perdeu por 2x0, em uma atuação apática.

Para o jogo de volta, no Arruda, a diretoria do clube preparou uma promoção de ingressos, o que culminou em um excelente público de 25 mil pessoas. Empurrado pela torcida, que cantou os 90 minutos, o Santa Cruz foi para cima e intimidou o tricolor carioca. Com gols de Airton e Pipico, os pernambucanos conseguiram empatar a série. Apesar de pressionar até o final, o placar se manteve e a decisão foi para as penalidades.

Na marca do cal, o desempenho do Santa não foi o mesmo do jogo e perdeu por 3x2. No final, o Santa Cruz foi eliminado da competição com a sensação de que poderia ir muito mais longe.

No confronto direto, Sport leva a melhor contra o campeão

Apesar de um Bragantino quase impecável e contando com o aporte financeiro da Red Bull, o Sport chegou a sonhar com o título do Série B. Essa oportunidade pareceu mais clara em um jogo emocionante contra o líder do campeonato. Pela 21ª rodada, o Leão venceu o time paulista por 2x1 com um gol aos 47 minutos do segundo tempo.

Na partida, Leandrinho abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo. O time da Bragança Paulista empatou com o de Léo Ortiz, ex-jogador do Leão, aos 47 do primeiro tempo. No mesmo minuto do jogo, só que no segundo tempo, o artilheiro Guilherme deu a vitória ao rubro-negro. O título não veio, mas a excelente campanha deu um acesso mais tranquilo ao Leão da Ilha.

Férias antecipadas para o Santa em mais um clássico das emoções

Santa Cruz e Náutico protagonizaram mais um clássico das emoções no ano, na última rodada da Série C. Mais do que nunca, o duelo fez jus ao nome. O santa Cruz precisava derrotar o já classificado Náutico e torcer contra o Confiança e o Imperatriz, para confirmar a classificação para o mata-mata e, consequentemente, disputar o acesso a Série B.

O resultado dos adversários até ajudaram a equipe Coral, mas faltou o Santa Cruz fazer sua parte. Com direito a 'Olé', o Santa foi derrotado por 3x1 e viu o rival dominar a partida do início ao fim. Com o resultado, férias antecipada e mais uma dura participação na Série C 2020 para os corais.

Haja coração! Acesso alvirrubro vem no sufoco

O Náutico chegava para o jogo da vida na temporada. Bastava um vitória simples nos Aflitos, na segunda partida contra o Paysandu, para garantir o tão sonhado acesso. No entanto, o alvirrubro entrou em campo inseguro e, no início do segundo tempo, já perdia por 2x0. Mesmo com pouca criatividade, o Timbu foi para cima. Conseguiu diminuir o marcador, em uma cabeçada de Álvaro. O tempo foi passando e Náutico encontrava dificuldades para quebrar a barreira bicolor, até quando o árbitro, Leandro Vuaden, sinalizou pênalti no último de jogo.

A marcação foi muito questionada por torcedores e jogadores do time de Belém. Matheus Carvalho, que não tinha nada com isso, empatou a partida e levou a decisão, mais uma vez na temporada, para os pênaltis. Diferentemente do que ocorreu na final do Pernambucano e na copa do Brasil, o Timbu não titubeou e eliminou os rivais. Acesso garantido, com direito a invasão ao gramado e muita festa.

Ouça a narração emociante de Aroldo Costa

O primeiro nacional a gente nunca esquece

Já garantido na Série B 2020, o Náutico não perdeu fôlego e foi em busca de seu primeiro título nacional contra o Sampaio Corrêa. Após ter vencido a primeira partida da final por 3x1, nos Aflitos, a decisão foi disputada no Maranhão. Em um jogo bastante movimentado, Náutico e Sampaio empataram em 2x2 e o Timbu garantiu o título da Série C 2020, o primeiro troféu de nível nacional do clube. Nada mais justo que uma grande caravana, na madrugada do Recife, para comemorar. Confira:

Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
A torcida alvirrubra fez a festa na chegada do Náutico no Recife - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
A torcida alvirrubra fez a festa na chegada do Náutico no Recife - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
A torcida alvirrubra fez a festa na chegada do Náutico no Recife - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
A torcida alvirrubra fez a festa na chegada do Náutico no Recife - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
A torcida alvirrubra fez a festa na chegada do Náutico no Recife - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
- Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Por volta das 2h, o time do Náutico chegou nos Aflitos, onde uma multidão o esperava - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Por volta das 2h, o time do Náutico chegou nos Aflitos, onde uma multidão o esperava - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Por volta das 2h, o time do Náutico chegou nos Aflitos, onde uma multidão o esperava - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

O Leão de volta à elite

Após um campeonato equilibrado, o Sport chegava na reta final do Campeonato Brasileiro da Série B muito perto de conquistar o acesso à Série A. Depois de ter frustado a torcida com um empate em 0x0, na Ilha do Retiro, o Leão chegava precisando à penúltima rodada precisando de um simples empate para garantir o acesso. Mesmo não tendo mais objetivos a serem alcançados no torneio, a Ponte Preta vendeu caro a derrota. Abriu o placar no primeiro tempo e sempre ameaçava o gol leonino. Até que em uma jogada pela esquerda, Guilherme, o destaque do time na competição, empatou.

O resultado já garantiria o acesso, mas Guilherme, em uma lance de oportunismo, aproveitou o rebote do goleiro e garantiu a vitória. Depois de apenas um ano de sua queda, o Sport sacramentava seu retorno à Série A do Brasileirão. Invasão de campo e muita comemoração marcaram a volta do rubro-negro à elite do futebol.

 

 

 

Últimas notícias