Série C

Náutico inicia contra o Juventude caminhada em busca do inédito título nacional

Equipes se enfrentam neste domingo, às 18h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Fernando Castro
Cadastrado por
Fernando Castro
Publicado em 15/09/2019 às 7:32
Alexandre Gondim/JC Imagem
Equipes se enfrentam neste domingo, às 18h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O Náutico inicia neste domingo a caminhada em busca de uma vaga na final da Série C e do inédito título nacional. Contra o Juventude, a partir das 18h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, a equipe comandada pelo técnico Gilmar Dal Pozzo realiza o primeiro confronto válido pela semifinal da competição. Depois de conquistar o acesso à Série B de forma dramática, com direito a gol de empate no último minuto de jogo e vitória contra o Paysandu nos pênaltis, os jogadores alvirrubros agora tentam escrever mais um capítulo na história do clube.

"Foi uma das melhores semanas deste ano, foi sensacional, excepcional, pude curtir, a minha esposa estava aqui, fiquei do lado dela, mas em paz, essa é a palavra. Depois retomamos os trabalhos e eu automaticamente voltei a me concentrar mais e estou com a faca nos dentes, é um discurso que eu usei quando cheguei aqui, porque quero muito essa conquista, essa estrela, o clube quer isso, então é dessa forma que vamos enfrentar", comentou Gilmar Dal Pozzo.

Com o principal objetivo da temporada conquistado, o Náutico entra em campo contra o Juventude sem a pressão e o peso dos últimos dois anos nas costas dos jogadores, mas com muita responsabilidade em jogo. Antes do confronto com o time gaúcho, Gilmar Dal Pozzo revelou uma conversa entre a comissão técnica, os atletas e a diretoria alvirrubro. De acordo com o treinador, a incumbência do elenco aumenta depois do acesso à Série B.

"Eu falei para os atletas e para a diretoria, que nesse momento tínhamos que assumir uma posição. Hoje o Náutico tem que ter postura e futebol de Série B, jogar, marcar da mesma forma e assumir essa responsabilidade, fomos nós que conquistamos isso, por merecimento, mas agora a responsabilidade aumenta, do técnico montar a melhor estratégia, do jogador jogar mais do que vinha jogando e isso é um desafio ótimo. Não quero mais voltar para a Série C", destacou o comandante alvirrubro.

Para o jogo de ida da semifinal, Dal Pozzo precisou quebrar um pouco a cabeça para montar a escalação do Náutico. Apesar de não ter revelado a equipe titular que começa o jogo, o treinador confirmou o veto de cinco jogadores contra o Juventude. Artilheiro do Timbu com cinco gols na Série C, o atacante Thiago é o principal desfalque do time. Substituído machucado do último jogo, o jogador ainda se recupera de uma entorse no tornozelo direito.

Além de Thiago, outros três jogadores desfalcam o ataque alvirrubro. De fora do jogo de ida das quartas de final, Rafael Oliveira voltou a sentir uma lesão na panturrilha direita e está fora da partida. Com lesões recentes, Odilávio e Paulinho também não viajaram com a delegação alvirrubra para Caxias do Sul. Por fim, além de estar suspenso por conta da expulsão contra o Paysandu, o zagueiro Diego Silva sentiu a região adutora da coxa esquerda, fez exame de imagem e foi detectada uma lesão muscular de grau um.

JUVENTUDE

Vice-colocado do Grupo B durante a primeira fase, o Juventude não teve dificuldades para conquistar o acesso, ao golear o Imperatriz dentro de casa por 4x0, no jogo de volta das quartas de final da Série C. Com a força do Alfredo Jaconi como trunfo, o time gaúcho também aposta no experiente meia Renato Cajá, de 34 anos. O jogador é o artilheiro do time na competição e marcou três gols na vitória que garantiu o acesso à Série B. Em negociações avançadas para ser emprestado à Ponte Preta, Cajá deve enfrentar o Náutico. Gilmar Dal Pozzo se mostrou atento para a qualidade do meia, mas também fez questão de elogiar o conjunto do time adversário.

"É um jogador que pode fazer a diferença, desequilibra pela boa qualidade, tem uma boa finalização, bola parada, mas o que chama mais atenção no juventude é o conjunto, pode ter certeza. É uma defesa muito sólida, marca bem, um meio campo bom, com qualidade, que transita bem e três atacantes com presença de área, que fazem gols, então tem que ter cuidado com toda a equipe e tem que ter cuidado com isso", destacou Dal Pozzo.

FICHA DO JOGO

Juventude: Marcelo Carné; Vida, Genílson, Sidimar e Eltinho; João Paulo, Jhon Lennon, Aprille e Renato Cajá; Dalberto e Carlos Henrique; Técnico: Marquinhos Santos. Esquema: 4-4-2.

Náutico: Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro (Fernando Lombardi), Camutanga e Wilian Simões (Erick Daltro); Josa, Jiménez e Jean Carlos; Jhonnatan, Álvaro (Matheus Carvalho) e Wallace Pernambucano. Técnico: Gilmar Dal Pozzo. Esquema: 4-3-3.

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Horário: 18h. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Sidmar dos Santos Meurer (MG).

Últimas notícias