França

Pernambuco no pódio do Mundial de Atletismo Paralímpico

Leonardo Amâncio ganha o bronze no arremesso de peso, encerrando jejum de 7 anos sem medalhas estaduais no torneio

Carlyle Paes Barreto
Cadastrado por
Carlyle Paes Barreto
Publicado em 26/07/2013 às 11:30
Leitura:

LYON (França) – Depois de sete anos, um pernambucano volta ao pódio num Mundial de Atletismo Paralímpico. Nessa quinta-feira (25), Leonardo Amâncio ganhou a medalha de bronze no Estádio de Rhône, após ter ficado na terceira posição no arremesso de peso, classe F58, prova que havia lhe garantido uma prata, em 2006, na Holanda.

Leonardo, conhecido por Gigante, pelo seu 1,89m de altura, cravou 14m65, contra 15m41 do russo Alexey Ashapatov, também campeão no arremesso de disco. A prata ficou com o polonês Janusz Rokicki, com 14m98.

Após a prova, Gigante não escondia a alegria. “Não sei nem explicar. Estou muito feliz. Deixei algumas coisas da minha vida no Nordeste, para ir treinar no Rio de Janeiro”, ressaltou, lembrando principalmente da esposa e do casal de filhos.

Aos 35 anos, o pernambucano passa a focar agora as Paralimpíadas do Rio, em 2016. Mas não pretende seguir treinando longe de casa. “Eu já queria sair daqui direto para Pernambuco. Mas não vai dar. Meu clube, o Superar, já tem uma programação lá no Rio”, adiantou.

Entre o final da prova, na parte da manhã, e a cerimônia da medalha, à tarde, Gigante correu para entrar em contato com a família. “Fui passar um e-mail. Se telefonasse iria acordar todo mundo. Eles acordam tarde”, brincou, referindo-se ao fuso horário de cinco horas a mais da França.

Leonardo aproveitou para agradecer a todos que o ajudaram neste resgate, especialmente a família e a amiga Rosinha dos Santos, ex-campeã e recordista mundial na mesma prova. “Foi ela quem me levou para o esporte e quem me chamou para o Superar”, agradeceu, referindo-se ao clube onde treina, no Rio.

E parecia que a ficha não havia caído. “Puxa, era meu sonho”, disse, olhando para o pódio. “Tenho muito orgulho de ser pernambucano. De estar representando o Estado. Agora quero voltar por cima.”

Hoje pode sair outra medalha para o Estado. Jenifer Santos compete no salto em distância, prova em que está se dedicando mais. E terá como concorrente a também brasileira Verônica Hipólito, campeã mundial nos 200m. “Estou bastante ansiosa: já deu um friozinho na barriga”, admitiu a pernambucana.

Últimas notícias