Boxe

Everton Lopes avança no Mundial, mas Esquiva Falcão é eliminado

Atual campeão, Everton Lopes está a apenas uma luta de subir novamente ao pódio

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 21/10/2013 às 19:39
Leitura:

Atual campeão, Everton Lopes está a apenas uma luta de subir novamente ao pódio no Mundial de Boxe, dessa vez na edição de Almaty, no Casaquistão. Nesta segunda-feira (21/10), ele avançou para as quartas de final da categoria dos meio-médio ligeiros (até 64kg), assim como fez o brasileiro Patrick Lourenço no mosca-ligeiro (até 49kg). Mas o dia também teve derrotas para o Brasil: a principal delas foi do medalhista olímpico Esquiva Falcão, eliminado nos médios (até 75kg).

Ao todo, cinco brasileiros lutaram nesta segunda-feira, pelas oitavas de final do Mundial. Foram duas vitórias (Everton Lopes e Patrick Lourenço) e três derrotas (Esquiva Falcão, Robenilson de Jesus e Juan Nogueira) - Roberto Queiroz (até 69kg) e Julião Neto (até 52kg) já tinham sido eliminados nos dias anteriores. Nesta terça, o Brasil tem a última chance de vaga nas quartas de final, com Robson Conceição, que enfrenta o ucraniano Dmytro Cherniak nos leves (até 60kg).

Campeão mundial na edição de 2011, em Baku, no Azerbaijão, Everton Lopes confirmou o favoritismo nesta segunda-feira e derrotou o alemão Artem Harutunyan por decisão unânime dos jurados, que apontaram vitória brasileira nos três rounds. Agora, ele irá enfrentar o lituano Evaldas Petrauskas nesta quarta, quando um novo triunfo já lhe dá pelo menos a medalha de bronze.

A outra vitória brasileira nesta segunda-feira veio com Patrick Lourenço. Diante do mongol Gan-Erdene Gankhuyag, ele ganhou por decisão unânime dos árbitros nos três rounds e também se classificou para as quartas de final do Mundial, ficando perto do pódio. Sua próxima luta será nesta quarta, quando enfrenta o argelino Mohammed Flissi na categoria mosca-ligeiro (até 49kg).

Apesar das duas vitórias, o Brasil teve nesta segunda-feira a frustrante eliminação de um dos favoritos ao pódio. Medalhista de prata na Olimpíada de Londres, no ano passado, Esquiva Falcão não conseguiu repetir a performance no Mundial e perdeu para o russo Artem Chebotarev, por decisão unânime dos árbitros nos três rounds, nas oitavas de final dos pesos médios.

Esquiva Falcão havia estreado sábado no Mundial, quando derrotou o bielo-russo Vitali Bandarenka por 2 a 1. Na ocasião, saiu do ringue preocupado com o corte sofrido no supercílio, em um choque contra a cabeça do rival. Ele foi liberado pelos médicos para lutar nesta segunda-feira, mas acabou perdendo para o russo, voltando de Almaty sem a esperada medalha para o Brasil.

Também nesta segunda-feira, Juan Nogueira foi eliminado pelo russo Evgeny Tishchenko nos pesos pesados (até 91kg), ao perder por 2 a 1. E Robenilson de Jesus acabou sendo derrotado pelo turco Selcuk Eker nos galos (até 56kg) - foi por decisão dividida, já que um juiz viu vitória do pugilista do Brasil nos três rounds, mas os outros dois apontaram o triunfo do lutador da Turquia.

Últimas notícias