Kart

Rafael Câmara muda para São Paulo de olho na profissionalização

Competidor vai disputar as Copas São Paulo Light e KGV na cadete

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 26/01/2014 às 6:00
Leitura:

Qual criança de 8 anos abriria mão de passar as férias na praia para continuar se dedicando, em pleno mês de janeiro, ao esporte que ocupou boa parte de seus dias em 2013? Poucas. Provavelmente, nenhuma. Mas essa foi a opção do piloto de kart pernambucano Rafael Câmara, que preferiu correr, neste final de semana, o Super Kart Brasil 14 (SKB), em Interlagos (SP), competição que abre o calendário nacional da modalidade. Depois de ver o filho dar mais essa prova de amor ao automobilismo, os pais do garoto, Amaro e Paula Câmara, logo dissiparam as pequenas incertezas que pairavam sobre a decisão que resolveram tomar. Na semana passada, eles se mudaram, em definitivo, com Rafael e o filho mais velho, João Felipe, para São Paulo, o maior centro do esporte no País. O objetivo é ajudar o kartista a realizar o sonho de se profissionalizar.

Apesar de alterar radicalmente a rotina da família, morar no estado paulista vai poupar o menino do desgaste que ele teve de enfrentar no ano passado. Junto com o pai, Rafael fez mais de 10 viagens a São Paulo para disputar as etapas das Copas São Paulo Light e São Paulo KGV, realizadas em Barueri e Cotia, respectivamente, e consideradas os estaduais de kart mais importantes do País. “Passávamos 15 dias lá e 15 dias no Recife. Quando voltava, Rafa não tinha tempo de descansar, precisava se dedicar às aulas de reforço para ficar em dia com as disciplinas do colégio”, contou Amaro.

Na nova "casa" Rafael vai continuar disputando, só que na categoria cadete, os mesmos estaduais que correu no ano passado e dos quais é o atual campeão mirim, fato inédito para o kartismo de Pernambuco. Além disso, o garoto também irá participar das duas etapas restantes do Flórida Winter Tour, em fevereiro e março, e das principais competições nacionais do calendário da modalidade: Copa Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa de Kart das Federações, sendo esta última outra importante conquista do pernambucano.

Mesmo com o custo elevado para garantir a participação de Rafael em todos esses eventos, a família acredita que ainda não é hora de buscar patrocinadores. “Ele ainda é novo demais para sofrer as cobranças que surgem quando se está representando determinada empresa ou marca. Se tudo sair como estamos planejando, aí sim iremos procurar um profissional para administrar sua carreira”, contou o pai do kartista.

Leia mais na edião deste domingo (26) do Jornal do Commercio

Últimas notícias