Jiu-jítsu

Braulio Estima cai no doping e tem título mundial anulado

Lutador pernambucano ainda foi suspenso dos tatames por dois anos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 21/11/2014 às 8:31
NE10
Lutador pernambucano ainda foi suspenso dos tatames por dois anos - FOTO: NE10
Leitura:

O pernambucano Braulio Estima, de 34 anos, teve o seu título mundial de jiu-jítsu anulado e ainda foi suspenso por dois anos dos tatames pela Agência Americana Antidoping (USADA). O Carcará, como é conhecido na arte suave, confirmou à reportagem do JC, ontem, que foi flagrado em exame realizado após o pódio do Mundial da modalidade, em julho, na cidade de Long Beach (EUA), pelo uso da substância proibida metilhexaneamina, um ingrediente comum em bebidas pré-treino e energéticos.

“Chorei muito, mas agora estou mais calmo. Perdi meu título e minha entrada no Hall da Fama do Jiu-Jítsu, e isso doeu muito, mas sei que as pessoas me conhecem e conhecem minha abordagem ao esporte. Formei mais de 50 atletas na faixa-preta e nunca falei com nenhum deles sobre tomar nada ilegal para ganhar uma competição. O problema é que nós, lutadores de jiu-jítsu, não somos bem educados sobre o doping, já que os testes são uma novidade na modalidade”, comentou Braulio, que mora há quase duas décadas em Londres.

Em Long Beach, Braulio havia se sagrado tetracampeão mundial na categoria meio-pesado (até 88kg). A conquista do título veio sem a necessidade de disputar a decisão, uma vez que o outro finalista (Rômulo Barral) também defende a equipe Gracie Barra – no jiu-jítsu, atletas de um mesmo time não se enfrentam e decidem na base da conversa entre eles o vencedor. O azar do pernambucano pode ter sido justamente esse.

“Eu nunca tomei bebidas pré-treino. Se eu nunca usei antes, por que usaria no Mundial? Primeiro achei que o resultado podia ter sido causado por um spray nasal que eu estava usando. Então, lembrei que, depois de vencer a semifinal, eu comecei a comemorar o título porque sabia que o outro finalista era Rômulo. Aí, tomei algumas bebidas energéticas que alguns amigos estavam tomando. Na minha cabeça, como não tinha que lutar mais, isso não seria mais um problema. Mas o exame foi realizado após o pódio. Fui descuidado e vou pagar caro por isso”, lamentou.

Dono de títulos importantes (tri mundial, hexa pan-americano e penta europeu), Braulio disse que ainda é prematuro falar de sua aposentadoria. “A suspensão provavelmente será imposta com data retroativa a 1º de agosto de 2014. Assim, só vou poder competir no Mundial de 2017, quando terei 37 anos. Já te digo agora que, se eu estiver em forma para competir, vou estar lá. Caso contrário, não. Só com o tempo vou poder dizer o que farei”, afirmou o pernambucano.

Nas redes sociais, Braulio recebeu apoio de atletas e técnicos de todas as partes do mundo. Um dos textos mais emocionados foi postado pelo técnico que o revelou, o pernambucano Zé Radiola. “Estou sempre com você, no bom e no ruim! Nada do que você fez para o jiu-jítsu até hoje vai mudar! Fez e faz história... Um dos atletas e professores que mais difunde o nosso esporte pelo mundo afora! E as pessoas que te admiram, não vão deixar de te admirar nunca, você sempre fez por merecer. Te amo!”, escreveu Radiola.


Últimas notícias