Pernambuco segue obtendo papel de destaque no cenário nacional do judô. Após encaminhar um atleta para a seleção olímpica, com Gabriel Pinheiro, além de outros cinco representantes nas seleções de base, o Estado será uma das federações com mais representantes no Campeonato Brasileiro da modalidade, previsto para acontecer no fim deste semestre.
Além disso, no último final de semana, Pernambuco foi o campeão geral do Regional II, que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, contando com mais de 500 judocas do Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas. Ao todo, o Estado conquistou 79 medalhas, sendo 29 de ouro, 24 de prata e 26 de bronze. Para o presidente da Federação Pernambucana de Judô (FPJU), Delmiro da Silva, os resultados são frutos de um forte trabalho de formação.
“O mais importante é que conseguimos manter a nossa hegemonia na região. Fizemos um trabalho consciente, contratando técnicos com formação acadêmica e dando mais oportunidades para os atletas jovens. Acredito que estamos no caminho certo e que podemos crescer ainda mais”, comentou.
Segundo Delmiro, no dia 28 de abril ainda haverá outra seletiva para o torneio nacional, desta vez com atletas que não participaram da competição da Paraíba. “Queremos dar oportunidade para todos os atletas, inclusive para os que não tiveram condições de viajar para João Pessoa. O objetivo disso tudo é levar os nossos melhores atletas”, finalizou.