Vôlei

Pernambucanas confirmadas na seleção brasileira de vôlei

Convocação de José Roberto Guimarães foi divulgada nesta segunda-feira (4)

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 04/05/2015 às 15:30
Arquivo pessoal da atleta/Facebook
Convocação de José Roberto Guimarães foi divulgada nesta segunda-feira (4) - FOTO: Arquivo pessoal da atleta/Facebook
Leitura:

Assim como era esperado, as pernambucanas Jaqueline Carvalho e Dani Lins tiveram seus nomes confirmados na lista de convocadas para a temporada 2015 da seleção brasileira feminina de vôlei, divulgada nesta segunda-feira (4). Além delas, outras 31 jogadoras foram selecionadas pelo técnico José Roberto Guimarães. A grandes surpresa ficou por conta da convocação da ponteira-passadora Mari Paraíba, que atuou ao lado de Jaqueline no Camponesa/Minas-MG, na última edição da Superliga. Outra novidade foi o retorno da ponteira Sassá, do Dentil/Praia Clube-MG, ao grupo nacional, só que agora na função de líbero.

As ausências mais sentidas foram da oposto Sheila e da central Fabiana, poupadas por conta do desgaste físico, porém garantidas no período de treinos após os torneios do meio do ano.

A confirmação das pernambucanas na seleção só vem coroar o bom momento que ambas vivenciam em suas carreiras. Contratada pelo Molico/Osasco em novembro do ano passado, a levantadora Dani Lins comandou a equipe à final da Superliga 2014/15, quando o time de Luizomar Moura acabou perdendo para o Rio de Janeiro, do técnico Bernardinho, por 3 sets a 0. O treinador multicampeão, por sinal, chegou a declarar, na véspera do confronto, que Dani Lins poderia desequilibrar na decisão e que a considerava a melhor jogadora do Brasil.

Já a ponteira-passadora Jaqueline Carvalho liderou o Camponesa/Minas-MG no segundo turno da Superliga e levou o time às semifinais, depois de a equipe ter amargado uma das piores campanhas da competição no primeiro turno. Contratada recentemente pelo Sesi-SP, Jaque parece ter afastado o fantasma do desemprego que a rondou por quase dois anos, antes dela fechar com a equipe mineira. Depois que a jogadora interrompeu temporariamente a carreira para ser mãe, não conseguiu retornar ao mercado do vôlei nacional em função de seu alto salário.

A regra de ranqueamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) também atrapalhou. Segundo a norma, cada equipe só pode ter duas jogadoras de pontuação 7, a máxima, caso de Jaqueline. E os dois únicos clubes que podiam arcar com o seu salário já tinham atletas desse quilate. Sair do País e separar a família, era algo fora de cogitação para a pernambucana, que é casada com o também ponteiro do Sesi-SP Murilo Endres.

Dani Lins e Jaqueline começam a treinar com a seleção brasileira neste mês, no CT da CBV, em Saquarema (RJ). As primeiras partidas com a equipe nacional serão amistosos contra o Japão, nos dias 10 e 18 de junho. As pernambucanas estreiam em competições oficiais no Grand Prix, que será realizado de 3 a 26 de julho.

Depois a seleção disputa os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, no Canadá e o Campeonato Sul-Americano de Vôlei, em outubro, na Colômbia. As demais atividades serão amistosos contra equipes européias como Holanda e Alemanha.

Últimas notícias