Inauguração

Jogos Pan-Americanos Toronto-2015 inauguram com Cirque du Soleil

Antes, a tocha passou pelas mãos de seus companheiros da mítica equipe de revezamento 4x100, que levou o ouro para o Canadá no Jogos Olímpicos de Atlanta-1996.

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 10/07/2015 às 23:47
Foto: HECTOR RETAMAL/ AFP
Antes, a tocha passou pelas mãos de seus companheiros da mítica equipe de revezamento 4x100, que levou o ouro para o Canadá no Jogos Olímpicos de Atlanta-1996. - FOTO: Foto: HECTOR RETAMAL/ AFP
Leitura:

Entardece em Toronto e, da CN Tower, o campeão olímpico canadense Donovan Bailey salta de paraquedas com a chama: é o início dos XVII Jogos Pan-Americanos.

Antes, a tocha passou pelas mãos de seus companheiros da mítica equipe de revezamento 4x100, que levou o ouro para o Canadá no Jogos Olímpicos de Atlanta-1996.

Os dois momentos foram gravados previamente, em uma emocionante montagem com a narração daquele evento olímpico, que ecoa até hoje na memória dos canadenses.

É quando Bailey, o homem mais rápido do mundo naquele ano, solta-se do teto e desce até o centro do palco do Rogers Centre, voltando a se reunir com os quatro companheiros. Os cinco fizeram história para seu país há 19 anos.

Esse primeiro salto oficial da famosa CN Tower - de 553 metros de altura e, por 34 anos e até 2010, a mais alta do mundo - foi uma das emocionantes surpresas para os 45.000 espectadores que lotaram as tribunas desse estádio coberto no coração de Toronto.

O Rogers Centre é a casa dos Toronto Blue Jays do beisebol canadense.

Em janeiro, já estavam esgotadas as entradas para o último espetáculo do Cirque du Soleil, um dos grandes embaixadores culturais do Canadá, que percorre o mundo desde 1984. As entradas custaram entre US$ 85 e US$ 300.

Com uma viagem surrealista pelo mundo dos sonhos, o lado heroico do esporte e a multiculturalidade dessa cidade que fala 140 idiomas diferentes começou, nesta sexta-feira, o terceiro maior evento poliesportivo do planeta, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e dos Asiáticos.

Não faltaram a ágil explosão de cores no palco, os motivos tribais e o ambiente carnavalesco - todos marcas da casa.

Depois de percorrer 250 cidades dos cinco continentes, o circo mais famoso do mundo volta a seu país com um espetáculo definido pela diretora-executiva do Cirque, Yassmine Khall, como um projeto igual a "20 anos de vida".

"Fizemos uns 1.000 eventos, incluindo o Super Bowl (do futebol americano), mas este é o primeiro de uma cerimônia de abertura. O projeto é igual a um espetáculo de 20 anos de vida", afirmou a diretora-executiva do Cirque, Yassmine Khall, em entrevista coletiva.

"Será o maior evento que já fizemos", destacou o diretor artístico da companhia, Jean Guibert.

O Cirque du Soleil foi criado em 1984 no Canadá pelos ex-artistas de rua Guy Laliberté e Daniel Gauthier.

 

Noite de festa

Pelo menos 625 artistas participam dessa encenação fantástica que incluiu no show, pela primeira vez, os 6.000 atletas da competição, procedentes de 41 países. Das arquibancadas, o público pôde apreciar uma viagem que percorreu os caminhos da adversidade e da perseverança, que formam o caráter dos atletas. A audiência prevista é de cerca de 380 milhões de telespectadores.

A companhia começou a preparar em 2013 essa apresentação que contou com 115 crianças e 50 dançarinos de hip hop.

O torneio contará com uma acirrada disputa entre Canadá, Cuba e Brasil pelo segundo lugar, atrás dos Estados Unidos. O líder histórico dos Jogos, os EUA, com 1.861 medalhas de ouro, chegou a Toronto com o objetivo de garantir as vagas para as Olimpíadas Rio 2016 e manter sua supremacia no continente.

Um dos destaques do Brasil é o nadador Thiago Pereira, o atleta que mais medalhas pan-americanas trouxe para casa. Foram 18, incluindo 12 ouros.

Últimas notícias