A natação pernambucana está arrasando nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Nesta sexta-feira, foi a vez de Etiene Medeiros conquistar a primeira medalha de ouro para a natação nacional feminina em uma edição do continental. Ela conseguiu o feito nos 100m costas com tempo de 59seg61, estabelecendo novo recorde sul-americano. Nos 50m livre, ela levou a prata com o tempo de 24seg55, batendo mais uma vez o recorde sul-americano – na quinta Joanna Maranhão estabeleceu novo recorde sul-americano nos 400m medley, com a marca de 4min38seg07.
Etiene também foi a primeira competidora brasileira a nadar os 100m costas abaixo de um minuto. Colecionando feitos e marcando a história do esporte nacional, a pernambucana também se tornou a primeira campeã mundial em piscina curta no ano passado, quando faturou o ouro nos 50m costas.
Nesta sexta-feira, nos 50m livre, Etiene ficou atrás apenas da Ariana Vanderpool, que cravou o tempo de 24seg38. A norte-americana Natalie Coughlin completou o bronze, com 24seg66. Se a disputa dos 50m foi bastante disputada, nos 100m costas, a pernambucana liderou a prova desde a largada. No sábado, ela encerra sua participação nos Jogos Pan-Americanos com a disputa dos 4x100m medley. A prova eliminatória começa às 12h45 e a final está marcada para as 21h25.
Depois de concluir sua participação no continental, Etiene terá duas semanas de descanso e preparação para a disputa do Campeonato Mundial de esportes aquáticos, em Kazan, na Rússia, entre os dias 24 de julho e 9 de agosto. Lá, ela tentará buscar mais um título internacional para a natação brasileira.