Atletismo

Keila Costa é prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto

Saltadora voltou a subir ao pódio depois de jejum em Guadalajara-2011

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 21/07/2015 às 21:53
Timothy A. Clary/AFP
Saltadora voltou a subir ao pódio depois de jejum em Guadalajara-2011 - FOTO: Timothy A. Clary/AFP
Leitura:

O primeiro dia de disputas do atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, marcou o reencontro da pernambucana Keila Costa com o pódio da competição. Depois de passar em branco na edição de Guadalajara-2011, a saltadora voltou a ser medalhista de prata no salto triplo na noite de ontem, assim como aconteceu no Pan do Rio-2007. Na final da prova, ela teve como melhor resultado 14,50m. A marca, entretanto, não a qualifica para o Mundial de Atletismo, em agosto, na China, nem para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, já que ela contou com o apoio de um vento de 2,9m/s. Feito o desconto, a marca não chega aos 14,20m exigidos como índice para as duas competições.

No primeiro salto, a pernambucana acabou pagando o preço de não ter aproveitado bem a tábua de impulsão e fez 13,59m, apenas o sétimo melhor salto da final. Na segunda tentativa, Keila conseguiu encaixar a técnica e melhorou consideravelmente a marca anterior, atingindo 14,08m. No salto seguinte, ela ampliou o resultado novamente, com 14,19m. As duas últimas tentativas da pernambucana também foram crescentes. Primeiro, Keila fez 14,21m para só depois conquistar a marca de 14,50m que lhe garantiu a prata. O ouro ficou com a colombiana Caterine Ibarguen (15,08m) e o bronze com a sua compatriota Yosiri Urrutia (14,38m)

“Foi uma prova muito competitiva eu sabia que teria de saltar lá na frente para estar na briga pelo pódio. Só lamento por não ter feito o índice (para o Mundial e Olimpíada do Rio-2016). Nessa final superei a marca duas vezes, mas é uma pena que o vento invalidou. O mais importante é que estou sem lesões, algo que me atrapalhou nos últimos dois anos. O importante é que estou bem, feliz e espero que o vento não atrapalhe mais”, brincou.

A atleta pernambucana volta a competir nos Jogos de Toronto amanhã. Por volta das 13h15 (de Brasília), ela disputa a prova qualificatória do salto em distância. Nessa que também é sua especialidade, Keila já tem o índice garantido para o Campeonato Mundial de Atletismo e para a Olimpíada do ano que vem. Durante o Troféu Brasil de Atletismo, realizado em maio deste ano, a pernambucana cravou 6,70m, justamente a marca mínima exigida para a participação nas duas competições.

Ontem pela manhã, o Brasil garantiu outras duas medalhas no atletismo. Juciele de Lima foi bronze no lançamento do dardo com 60,42m, enquanto Juliana dos Santos foi ouro ao concluir os 5km em 15min45seg97.

MAIS MEDALHAS

Brasileiros de outras modalidades também subiram ao pódio em Toronto ontem. Na esgrima, Nathalie Moellhausen ficou com o bronze, enquanto a equipe feminina de tênis de mesa ficou com a prata. Já a masculina conquistou o ouro.

Últimas notícias