Histórico

Brasil conquista vaga inédita por equipes nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016

Brasil ficou com a sétima posição da qualificatória

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 26/10/2015 às 19:25
Ricardo Bufolin/CBG/Divulgação
Brasil ficou com a sétima posição da qualificatória - FOTO: Ricardo Bufolin/CBG/Divulgação
Leitura:

A ginástica brasileira acaba de conquistar um dos feitos mais importantes da história da modalidade: classificar uma equipe masculina completa para os Jogos Olímpicos pela primeira vez. A seleção, composta por Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva, fez uma boa apresentação em todos os aparelhos e somou 349,057 pontos na fase classificatória do Mundial de Glasgow, na Escócia. Assim, além de estar garantida no Rio de Janeiro, em 2016, o que era o principal objetivo da Seleção este ano, também passa para as finais por equipe do Mundial, marcada para a próxima quarta-feira (28). 

O Brasil ficou com a sétima posição da qualificatória e, juntamente com Japão, China, Grã-Bretanha, Rússia, Estados Unidos, Suíça e Coreia do Sul, irá em busca de uma medalha daqui a dois dias. Porém, para o grupo, o mais importante foi cumprir o objetivo de colocar a equipe nos Jogos Olímpicos. Ter o direito de levar uma equipe completa ao Rio significa aumentar as chances do Brasil de conquistar uma medalha olímpica, seja por equipe, no Individual Geral ou por aparelhos, já que haverá mais atletas do País competindo. O Brasil já possui o ouro de Arthur Zanetti nas argolas em 2012. 

"Esse é o fruto de um grande trabalho que começou há alguns anos", frisou o treinador chefe da seleção, Renato Araújo. "É um momento histórico. Classificar uma equipe inteira sempre foi o nosso sonho. Já perseguimos isso há algum tempo. Batemos na trave no último ciclo, pois em Londres tivemos três atletas, mas não a equipe completa. Este é o melhor momento da Ginástica Artística Masculina do Brasil. Nossa classificatória veio de um Mundial com a presença dos melhores ginastas do planeta e isso é muito difícil".


Últimas notícias