natação

Nadadores buscam vaga nos Jogos Olímpicos do Rio

Pernambuco será representado por Etiene Medeiros e Joanna Maranhão no Aberto de Palhoça, em Santa Catarina

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 16/12/2015 às 8:13
JC Imagem
Pernambuco será representado por Etiene Medeiros e Joanna Maranhão no Aberto de Palhoça, em Santa Catarina - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Os nadadores brasileiros iniciam nesta quarta-feira a disputa pela vaga na seleção que representará o País nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A competição que oferece a classificação olímpica é o Aberto de Palhoça, em Santa Catarina, onde os principais nomes da modalidade vão buscar o índice em suas respectivas provas. As pernambucanas Etiene Medeiros e Joanna Maranhão são favoritas em suas modalidades e entram na piscina para confirmar suas vagas na seleção da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). 

Joanna é a estreante do dia. Nesta quarta-feira, ela busca o índice nos 800m livre a partir das 16h30 (do Recife). A veterana chega à disputa com o tempo de 8min41seg37 no balizamento, precisando alcançar a marca mínima de 8min33seg97 para conseguir sua classificação. Além da prova de longa distância, ela tem outras quatro disputas. São elas: 200m livre, 200m e 400m medley e 200m borboleta. 

Etiene disputa três provas: 50m e 100m livre e 100m costas

Etiene, por sua vez, tem três compromissos e só entra na disputa na quinta-feira, nos 100m costas, prova em que conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Nos dois dias seguintes, ela tenta a classificação nos 100m e 50m livre. 

Essa é a primeira seletiva para os Jogos Olímpicos. Quem não conseguir a vaga agora terá nova oportunidade no Troféu Maria Lenk, no final do mês de abril. A competição também servirá como evento-teste para as Olimpíadas. As informações oficiais, no entanto, não foram divulgadas nem pela CBDA, nem pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). 

A grande expectativa do Aberto gira em torno do desempenho de Cesar Cielo. O nadador sofreu uma lesão no ombro durante o Pan de Toronto. Abandonou a disputa continental e nem sequer chegou a competir pelo Campeonato Mundial de Kazan. Até então, seu foco estava única e exclusivamente dedicado à recuperação.

Últimas notícias