pentatlo

Yane Marques segue para 3ª Olimpíada na carreira

Pernambucana é uma das promessas de medalhas nos Jogos do Rio-2016

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/06/2016 às 8:25
Divulgação
Pernambucana é uma das promessas de medalhas nos Jogos do Rio-2016 - FOTO: Divulgação
Leitura:

A trajetória é longa e proporcionalmente vitoriosa. Aos 32 anos, Yane Marques saiu de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, para ganhar o mundo através de um esporte até então pouco conhecido no Brasil. O pentatlo moderno não está na lista das modalidades mais populares, mas, por conta de Yane, ganhou notoriedade quando ela conquistou a primeira medalha olímpica para o Brasil nos Jogos de Londres-2012. Marcou seu nome na história esportiva do País. De lá para cá, Yane não parou um instante sequer. Treinou forte, competiu em busca das melhores colocações para, novamente, ser uma das promessas de pódio no Rio-2016.

Nos últimos quatro anos, a pentatleta sempre transitou entre os primeiros lugares do ranking da União Internacional do Pentatlo Moderno. Atualmente, após a disputa do Campeonato Mundial, ela passou a figurar na 12ª colocação. A trajetória é excelente levando em consideração o nível de exigência do esporte. 

Foi justamente a regularidade e disciplina que a conduziram ao topo do pódio dos Jogos Pan-Americanos duas vezes, no Rio-2007 e Toronto-2015. Nesse intervalo de tempo, ela reuniu também o vice-campeonato no Mundial de 2013 e o bronze na edição do torneio de 2015. Agora, Yane encara mais um grande desafio em sua carreira: as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Em casa, ela vai encontrar uma grande torcida brasileira e instalações que já conhece de outras experiências. 

Yane treina esgrima

“Eu espero que tudo ocorra dentro da normalidade. Não quero milagre. Claro, se tiver que acontecer que Deus me dê. Quero fazer por merecer e chegar bem e preparada. No auge da minha forma física. Quero um dia perfeito. Reproduzir meu treino o máximo possível na prova”, observou a pentatleta. 

Para conter a ansiedade de competir em casa, Yane falou que também realiza uma preparação psicológica. Existem alguns fatores positivos, mas é necessário trabalhar muito bem o fator concentração, antes e durante a competição, para não se deixar levar pelo ambiente extra-competição. “Apesar dos facilitadores. De conhecer as instalações, ter a torcida enorme a meu favor, a oportunidade de a família presenciar você na prova. Apesar disso tudo tem uma pressão muito grande. É uma prova normal, mas Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos vêm em um envelope diferente”, analisou. 

Com mais de uma década no pentatlo moderno, Yane ganhou naturalmente o status de principal competidora na história do País. O currículo composto por medalhas nas principais competições internacionais contribuiu bastante para seu sucesso. Yane colocou o pentatlo, até então desconhecido, entre os esportes mais comentados durante esse ciclo olímpico. São anos de triunfos, derrotas... aprendizados que vão se converter na apresentação do Rio-2016. 

Últimas notícias