Rio 2016

Acordo garante segurança para jogos de futebol da Olimpíada em SP

Acordos preveem um plano de segurança para as delegações que ficarão hospedadas em São Paulo durante os jogos e para a passagem da tocha olímpica em algumas cidades do estado

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 28/06/2016 às 22:48
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Acordos preveem um plano de segurança para as delegações que ficarão hospedadas em São Paulo durante os jogos e para a passagem da tocha olímpica em algumas cidades do estado - FOTO: Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Leitura:

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, assinaram hoje (28) acordos de cooperação na área de segurança para as dez partidas de futebol que serão disputadas na capital paulista durante os Jogos Olímpicos 2016. Os acordos também preveem um plano de segurança para as delegações que ficarão hospedadas em São Paulo durante os jogos e para a passagem da tocha olímpica em algumas cidades do estado.

“Recebemos o plano tático para os trabalhos dos Jogos Olímpicos e, também, o percurso da tocha olímpica aqui no estado de São Paulo e assinamos convênios importantes, no valor de R$ 12,5 milhões, que incluem desde veículos até equipamentos de inteligência, toda parte de comunicação, proteção, veículos raio-X e scanner”, disse Alckmin. O governador deu em entrevista na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), local em que há um centro de controle e monitoramento de segurança que será usado durante os jogos.

Esses equipamentos, que serão utilizados durante a Olimpíada, serão depois transferidos para uso da Secretaria de Administração Penitenciária e da Secretaria de Segurança Pública, disse o ministro da Justiça. “Depois dos Jogos Olímpicos, eles [equipamentos] ficarão em São Paulo. É um legado pelo apoio e auxílio que o governo de São Paulo vem dando ao governo federal”. Os scanners e portais que serão utilizados no estádio serão depois transferidos para as penitenciárias do estado, informou Moraes.

São Paulo vai sediar seis partidas de futebol masculino e quatro de futebol feminino na Arena Corinthians. “Tivemos um excelente resultado por ocasião da Copa do Mundo e estamos bastante preparados para os Jogos Olímpicos aqui em São Paulo”, assegurou Alckmin.

Segundo Alckmim, a cidade já está pronta para receber os jogos. “Podemos assegurar que, faltando pouco mais de um mês para o início da Olimpíada e, menos que isso para a chegada de várias delegações, o Brasil está totalmente preparado”, disse o ministro. Segundo ele, não há riscos para a realização do evento no país. “Teremos os Jogos Olímpicos absolutamente tranquilos”, ressaltou.

De acordo com o governador, as delegações dos Estados Unidos, China, Alemanha e Israel já confirmaram que farão aclimatação em São Paulo para os Jogos Olímpicos.

Protesto de policiais no Rio

Indagado se o protesto feito por policiais ontem, no Rio de Janeiro, poderia trazer dificuldades para o evento, o ministro da Justiça disse que esse problema já foi “equacionado”. “Há um trâmite jurídico legal que deve ser seguido, mas tudo foi equacionado com a edição da medida provisória assinada pelo presidente Michel Temer, na semana passada, liberando recursos extraordinariamente para o Rio de Janeiro, no valor de R$ 2,9 bilhões, exatamente para que haja o equacionamento de todas essas pendências e problemas ligados à segurança pública no estado”, disse.

“Não haverá nenhum problema. O que ocorre é que há um trâmite jurídico legal após a edição da medida provisória, foi realizada a consulta ao Tribunal de Contas da União, a edição do decreto e a liberação do dinheiro. Com a liberação do dinheiro, todas essas pendências serão solucionadas e as polícias do Rio de Janeiro vão atuar normalmente. Até o final desta semana, tudo com certeza estará regularizado”, acrescentou.

Últimas notícias