rio-2016

Zika vírus afasta atletas dos Jogos Olímpicos

Nesta terça-feira, o golfista australiano Jason Day anunciou que não disputará a Olimpíada por causa da epidemia brasileira

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/06/2016 às 19:51
AFP
Nesta terça-feira, o golfista australiano Jason Day anunciou que não disputará a Olimpíada por causa da epidemia brasileira - FOTO: AFP
Leitura:

Jason Day é mais um atleta olímpico que pretende abdicar da disputa dos Jogos do Rio de Janeiro em detrimento do zika vírus. Nesta terça-feira, o golfista australiano anunciou que não disputará a Olimpíada por causa da epidemia brasileira. Infelizmente, Day não será o primeiro nem o último atleta a desistir dos Jogos por medo de contrair a doença. A lista reúne alguns nomes de destaque. Inclusive, até autoridades esportivas de alguns países já revelaram a preocupação em trazer seus atletas para o Brasil.

Jason Day é o atual líder do ranking internacional de golfe, esporte que retornou ao programa olímpico após 112 anos ausente. Além dele, na semana passada, o também golfista Rory McIlroy revelou que não disputará os Jogos. O irlandês é o atual número 4 do mundo e já venceu quatro títulos majors da modalidade. O fijiano Vijay Singh, o australiana Marc Leishman e o sul-africano Branden Grace são outros golfistas que preferiram se afastar por conta do zika. 

“É com grande pesar que anúncio que não estarei competindo nos Jogos Olímpicos de 2016 em agosto no Rio de Janeiro. A razão para a minha decisão são minhas preocupações sobre a possível transmissão do vírus zika e os riscos potenciais que pode apresentar para futuras gestações da minha esposa e futuros membros da nossa família”, relatou Day, que colocou a saúde como prioridade.

Em contrapartida, no mês passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alegou que não há necessidade para cancelar ou adiar os Jogos. A propagação da doença não sofrerá maiores alterações por causa do evento esportivo. O anúncio foi divulgado após cerca de 100 especialistas solicitarem a mudança de data dos Jogos. 

Últimas notícias