Risco

Presença de Etiene nos Jogos após absolvição não é 100% garantida

Fina precisa aceitar o resultado do julgamento realizado no STJD

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/07/2016 às 18:00
Satiro Sodré
Fina precisa aceitar o resultado do julgamento realizado no STJD - FOTO: Satiro Sodré
Leitura:

Apesar de ter sido absolvida pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo uso da substância proibida fenoterol, a pernambucana Etiene Medeiros ainda corre o risco de ficar fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a partir de 5 de agosto. É que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) ainda precisa comunicar à Federação Internacional de Natação (Fina) o resultado do julgamento. Se a entidade internacional não concordar com o resultado, pode recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), que tem sede na Suíça.

O grande problema é que, caso a Fina recorra do resultado, o julgamento precisaria acontecer imediatamente. Do contrário, a pernambucana atual recordista mundial dos 50m costas em piscina curta ficaria fora da Olimpíada.

Etiene Medeiros foi flagrada em exame antidoping realizado no dia 8 de maio, fora do período de competições. A substância proibida que apareceu nas amostrar colhidas da nadadora fazem parte do medicamento para asma Berotec, utilizado por ela para tratar as crises de asma. 

Desde que o caso foi divulgado, a atleta ainda não se pronunciou sobre o assunto. Sua assessoria de imprensa, porém, divulgou nota logo após o STJD ter inocentado a nadadora por unanimidade. “Etiene recebeu a notícia com alegria e serenidade. Serenidade porque sempre teve certeza que provaria a correção de seus procedimentos”.

Últimas notícias