RIO 2016

Wada pede exclusão da Rússia de toda competição internacional, incluindo Olímpiadas

A exclusão acontece pouco após a publicação do relatório McLaren, que provou a existência de um sistema de doping encoberto pelo Estado

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/07/2016 às 12:31
Foto: ANDREJ ISAKOVIC / AFP
A exclusão acontece pouco após a publicação do relatório McLaren, que provou a existência de um sistema de doping encoberto pelo Estado - FOTO: Foto: ANDREJ ISAKOVIC / AFP
Leitura:

A Agência Mundial Antidoping (Wada) pediu nesta segunda-feira (18) a exclusão da Rússia de toda competição internacional, incluindo dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, pouco após a publicação do relatório McLaren, que provou a existência de um sistema de doping encoberto pelo Estado nos Jogos de Inverno de Sochi-2014.

"A Wada pede ao movimento esportivo que impeça a participação dos atletas russos de todas as competições internacionais, incluindo os Jogos do Rio, enquanto não for realizada uma mudança em sua cultura", decretou a Wada.

"O relatório McLaren colocou em evidência os abusos de poder mais deliberados e chocantes jamais vistos na história do esporte e praticados pela Rússia", continuou a Wada na voz de seu porta-voz, Ben Nichols.

"O uso de doping em trinta esportes significa que não é mais possível haver presunção de inocência", completou.

No relatório investigativo encomendado pela Wada, o jurista canadense Richard McLaren concluiu que os laboratórios antidoping de Moscou e Sochi protegeram os atletas russos dopados, em meio a um "sistema de doping de Estado assegurado" durante os Jogos de Inverno de Sochi.

McLaren afirmou também que amostras de exames antidoping realizados durante o Mundial de Atletismo-2013 em Moscou foram trocadas.

A Rússia já se encontra suspensa de toda competição internacional de atletismo, incluindo os Jogos do Rio-2016, pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) desde novembro.

Últimas notícias