Rio-2016

Mais atletas russos vetados dos Jogos Olímpicos

Os novos atletas russos vetados são da canoagem e pentatlo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/07/2016 às 16:14
EPA/Adam Ciereszko
Os novos atletas russos vetados são da canoagem e pentatlo - FOTO: EPA/Adam Ciereszko
Leitura:

A Federação Internacional de Canoagem (FIC) anunciou nesta terça-feira (26) o veto a cinco atletas russos citados nos relatórios de doping. Com isso, o número de competidores do país proibidos de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro já chega a 20. 

Os atletas excluídos são Yelena Aniushina (K2 500m), Natalia Podolskaia (K1 200m), Andrey Kraitor (C1 200m), Alexander Dyachenko, ouro no K2 200m em Londres 2012, e Alexey Korovashkov, pentacampeão mundial e medalhista de bronze nas Olimpíadas de 2012 nos 1000m da categoria C2.

A FIC divulgou os nomes em um comunicado oficial, dizendo que 11 atletas já foram efetivamente punidos e 15 não competem mais internacionalmente.

“Estamos tristes porque nosso esporte foi afetado. Tomamos medidas rapidamente e excluímos os atletas culpados e contra os quais existem provas”, explicou o secretário-geral da entidade, Simon Toulson.

Outros dois esportistas russos ficarão de fora dos Jogos Olímpicos do Rio. Na manhã desta terça-feira, Maksim Kustov e Ilia Frolov tiveram sua exclusão divulgada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

Segundo reporta a Wada, tanto Kustov, escalado como titular pela Federação Russa de Pentatlo, quando Frolov, reserva da equipe, testaram positivo para três substâncias ilegais diferentes.

A UIPM ainda decidiu que a Federação Russa não poderá eleger outros atletas para as vagas tiradas. A vaga de Maskim será ocupada pelo atleta da Letônia, Ruslan Nakonechnyi. Os outros três participantes russos do Pentatlo, Aleksandr Lesun, Donata Rimshaite e Gulnaz Gubaydullina, se mostraram limpos e estão liberados para o Rio 2016.

Ambas as exclusões se baseiam no chamado Relatório McLaren divulgado pela Agência Mundial Anti-Doping (Wada) no dia 18 de julho e na decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de caber às Federações Internacionais de cada esporte a decisão de excluir ou não os atletas russos.

Com esgrima, natação (200m livres), hipismo (saltos), corrida e tiro esportivo, o pentatlo moderno já deu quatro medalhas olímpicas para a Rússia (três de ouro e uma de prata) e 15 medalhas para a extinta União Soviética (cinco de ouro, cinco de prata e cinco de bronze).

Últimas notícias