FÓRMULA 1

Após nova reviravolta, Ricciardo comemora vaga no pódio no México

Australiano terminou o GP inicialmente em 5º, mas subiu duas colocações

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 31/10/2016 às 16:02
Foto: Mark Thompson / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Australiano terminou o GP inicialmente em 5º, mas subiu duas colocações - FOTO: Foto: Mark Thompson / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

O australiano Daniel Ricciardo terminou o GP do México na quinta colocação. Mas finalizou o dia no terceiro lugar, com vaga no pódio, na antepenúltima etapa da Fórmula 1 na temporada 2016. O "salto" na classificação final se deveu às punições aplicadas ao holandês Max Verstappen, seu companheiro de Red Bull, e ao alemão Sebastian Vettel, da Ferrari. 

O resultado, porém, saiu somente horas depois da corrida disputada na Cidade do México, o que amenizou a empolgação do piloto australiano. Quando a decisão foi anunciada, a cerimônia no pódio já havia sido finalizada há horas. "Claro que teria sido legal subir ao pódio e curtir o momento... Mas foi uma corrida divertida, embora eu tenha ficado um pouco frustrado com o incidente no fim da prova." 

Nas voltas finais da corrida, Ricciardo protagonizou boa disputa com Vettel, na briga pela quarta colocação. Em uma das curvas, o piloto da Ferrari freou demais e deu uma fechada em Ricciardo. O australiano terminou a prova reclamando da manobra, que foi investigada somente ao fim da disputa. "Ele está sorrindo agora. Mas para mim ele não merecia estar no pódio com o que fez", dissera o australiano, antes da punição aplicada ao rival.

De acordo com os comissários da prova, Vettel fez uma manobra "perigosa" ao mudar rapidamente de direção na entrada da Curva 4 "Isso foi considerado potencialmente perigoso por causa da proximidade dos pneus do outro carro", relataram os comissários, horas após o fim da prova.

Por causa da manobra, o piloto da Ferrari sofreu punição de 10 segundos acrescidos ao seu tempo final da corrida. Assim, caiu do terceiro para o quinto lugar. Curiosamente, Vettel havia sido beneficiado por outra punição, aplicada mais cedo a Verstappen. O holandês teve acrescido 5 segundos e trocou o terceiro pelo quarto posto, justamente por causa de uma manobra numa disputa com Vettel.

Ao receber o aviso sobre a punição, que o tirou do pódio, o alemão negou qualquer irregularidade na manobra investigada. "Eu acho que dei espaço suficiente para ele passar, mas foi tarde demais. Acho que nós dois estávamos em condições de fazer a curva", afirmou Vettel. Chefe de equipe da Ferrari, Maurizio Arrivabene classificou a punição de "dura demais e injusta".

TERCEIRO LUGAR NO CAMPEONATO GARANTIDO

Com a mudança no resultado final da prova, Ricciardo garantiu a terceira colocação final no Mundial de Pilotos. O australiano, que não pode mais ser alcançado pelos rivais nas duas provas restantes do ano, só fica atrás dos pilotos da Mercedes. O alemão Nico Rosberg lidera com 19 pontos de vantagem sobre o inglês Lewis Hamilton.

Últimas notícias