Tênis

Murray pega Wawrinka na fase de grupos do ATP Finals

Novo número um do ranking de simples, Andy Murray terá confrontos complicados contra Nishikori e Marin Cilic no ATP Finals

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/11/2016 às 19:34
FOTO: MIGUEL MEDINA / AFP
Novo número um do ranking de simples, Andy Murray terá confrontos complicados contra Nishikori e Marin Cilic no ATP Finals - FOTO: FOTO: MIGUEL MEDINA / AFP
Leitura:

O escocês Andy Murray, que acaba de desbancar o sérvio Novak Djokovic da liderança do ranking, terá um duelo complicado com o suíço Stan Wawrinka (N.3) logo na fase de grupos do ATP Finals, que reúne os oito melhores da temporada na semana que vem, em Londres.

No sorteio realizado nesta segunda-feira, o novo número um do mundo caiu na chave McEnroe, com Wawrinka, o japonês Kei Nishikori (N.5) e o croata Marin Cilic (N.7).

O grupo é bastante complicado, até porque Murray perdeu os últimos duelos com Cilic, em Cincinnati, e Nishikori, no US Open, além de ter saído derrotado de três dos últimos quatro confrontos com 'Stanimal'.

"Estou ansioso para disputar esse tornio. Uma vez em quadra, não pensamos no ranking. Vamos medir forças com os oito melhores do mundo", resumiu o britânico.

"Vou tentar tirar alguns dias de descanso, mas vou voltar a treinar na quinta-feira", completou Murray, que fará sua estreia contra Cilic, algoz de Djoko nas quartas de final em Paris.

O sérvio terá a princípio um caminho mais ameno no grupo Lendl, com duelos contra o canadense Milos Raonic (N.4), o francês Gael Monfils (N.6) e o austríaco Dominic Thiem (N.8). 

Um sorteio ainda mais favorável quando se sabe que Monfils desistiu de disputar o torneio de Paris por lesão, enquanto Raonic não pôde disputar a semifinal contra Murray na capital francesa por sentir dores nas costelas.

Djoko ainda tem chances de recuperar a liderança se ganhar o torneio de forma invicta.

Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais e a decisão está marcada par ao dia 20 de novembro, na quadra dura da O2 Arena.

Djokovic buscará o hexacampeonato no ATP Finals, depois de levantar o troféu em 2008, quando a competição ainda se chamava Masters Cup, e nas últimas quatro edições. Murray, por sua vez, nunca disputou a final em sete participações.

- Composição das chaves do ATP Finals:

- Grupo McEnroe:

Andy Murray (GBR, 1)

Stan Wawrinka (SUI, 3)

Kei Nishikori (JPN, 5)

Marin Cilic (CRO, 7)

- Grupo Lendl:

Novak Djokovic (SRV, 2) 

Milos Raonic (CAN, 4)

Gael Monfils (FRA, 6)

Dominic Thiem (AUT, 8)

Duplas: Marcelo Melo e Bruno Soares caem no mesmo grupo

Também nesta segunda-feira, foram sorteados os grupos para o torneio de duplas da ATP World Tour Finals. Representantes brasileiros no torneio, os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares  acabaram caindo no mesmo grupo. Junto dos brasileiros estarão a dupla formada pelos irmãos Bob e Mike Bryan (3), dos Estados Unidos, e a dupla formada pelo Bielorrusso Max Myrni e pelo filipino Treat Huey (8). 

Será o último torneio da parceria entre Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig. Os dois encerraram a parceria em outubro. Os dois formaram a dupla cabeça-de-chave número 6. Em 2017, Melo terá como parceiro o polonês Lukasz Kubot, com quem conquistou o ATP 500 de Viena neste ano. 

Já Bruno Soares irá disputar o torneio com o escocês Jamie Murray, irmão de Andy Murray. Os dois formam a dupla cabeça de chave número 2.

No outro grupo do torneio estão os franceses Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert (1), líderes do ranking de duplas, os espanhóis Feliciano López e Marc López (4), o australiano John Peers e o finlandês Henri Kontinen (5) e, por fim, a parceria formada pelo sul-africano Raven Klaasen e o norte-americano Rajeev Ram (7).

Últimas notícias