Xadrez

Circuito Pernambucano de Xadrez Escolar reúne mais de 100 alunos no Shopping RioMar

Final do campeonato aconteceu no último sábado (24) e teve recorde de inscritos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/11/2018 às 13:27
Divulgação
Final do campeonato aconteceu no último sábado (24) e teve recorde de inscritos - FOTO: Divulgação
Leitura:

Mais de 150 crianças e adolescentes, alunos de mais de 37 escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife (RMR), disputaram no último sábado (24) a VII e última etapa do ano do Circuito Pernambucano de Xadrez Escolar. No evento, realizado no Shopping RioMar, os estudantes disputaram os títulos das categorias sub 10, sub 12, sub 14 e Ensino Médio.

Além da premiação dos campeões, os jogadores que tiveram o melhor desempenho em toda a temporada receberam troféus. Entre as instituições de ensino, dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão, São Vicente Férrer, Macaparana, Gameleira e Ipojuca, destaque para o Colégio Visão e para a Escola Jarbas Passarinho, que tiveram alunos campeões em duas categorias cada.

“Muito importante ver o xadrez pernambucano formando campeões e contribuindo para melhorar o desempenho escolar de nossa juventude”, destacou o professor Thiago Alves, um dos coordenadores do evento. O crescimento da modalidade foi comemorado pelo professor Robertson Ribeiro, membro da direção da Liga. “O interesse vem crescendo, sentimos que o xadrez está entrando numa fase de expansão”, comentou.

Iniciada em março, a quinta edição do circuito reuniu alunos e familiares, professores e direção de dezenas de escolas públicas e particulares de todo o Estado. Ao todo, 184 estudantes de 34 instituições do Recife e do interior participaram das seis etapas anteriores.

De acordo como o professor Thiago Alves, um dos organizadores do campeonato, o campeonato é financiado totalmente com as inscrições e que 2018 foi o ano em que houve o maior crescimento com relação à quantidade de participantes e de escolas envolvidas no projeto. Ainda segundo o professor, a ideia de realizar a final em um ambiente público teve a ver com a intenção de divulgar mais o Xadrez.

Os títulos concedidos aos vencedores servirão como classificação para a próxima fase do torneio nacional, que acontecerá em Brasília nos próximos dias 8 e 9 de dezembro. Alguns alunos que estão na Liga representarão o Estado no torneio nacional. No ano passado, na Copa Brasil de Xadrez Escolar, realizada em Petrolina, Pernambuco ficou em primeiro lugar na categoria Sub-10 e em segundo lugar na Sub-14 masculino e feminino.

Campeões do Circuito:

Sub 10 masculino: Cauã Rocha - Colégio Visão
Sub 10 feminino: Mariana Ester - Escola Jarbas Passarinho

Sub 12 masculino: Thales Albuquerque - ABA Global Scholl
Sub 12 feminino: Larissa Morais - Colégio Visão

Sub 14 masculino: Caio Luiz - Escola Pedro Serafim de Camela
Sub 14 feminino: Saniely Santos - Escola Jarbas Passarinho

Ensino Médio masculino: Mario Fernando - EREM Cícero Dias
Ensino Médio feminino: Giovana Mafra - IFPE

Últimas notícias