corrida de rua

Quenianos dominam Corrida das Pontes do Recife

Atletas do Quênia venceram os 10km feminino e masculino da Corrida das Pontes. Atletas pernambucanos também subiram ao pódio neste domingo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/03/2019 às 19:11
Antônio Lima/Divulgação
Atletas do Quênia venceram os 10km feminino e masculino da Corrida das Pontes. Atletas pernambucanos também subiram ao pódio neste domingo - FOTO: Antônio Lima/Divulgação
Leitura:

O corredores do Quênia dominaram a 16º Corrida das Pontes do Recife, neste domingo, em prova realizada pelas ruas do centro da cidade. No feminino, Sharon Arusho subiu ao lugar mais alto do pódio após completar a prova em 36min11seg. Já no masculino, o jovem Geofry Kipchumba concluiu os 10km em 30min05. Pernambuco também esteve presente na premiação do evento.

Destaque para a dupla da equipe Usina São José Agroindústria Jair José da Silva (30min20) e Ubiratan José dos Santos (30min55), que ficaram em segundo e terceiro lugares, nessa ordem. Entre as mulheres, a pernambucana Adriana Teodósio ficou na terceira colocação, com o tempo de 38min33seg.

Além da disputa do pelotão de elite, a Corrida das Pontes contou com milhares de atletas amadores, que prestigiaram o evento e desfilaram pelas ruas do centro do Recife. De acordo com o idealizador e organizador da prova, José João da Silva, a tendência é a corrida se tornar ainda mais expressiva no cenário esportivo regional.

“A Corrida das Pontes virou uma tradição do Nordeste. Faz parte das comemorações do aniversário e é uma homenagem da cidade. Por isso, passou a ser uma referência para o Recife e para toda a Região. A tendência é a gente ampliar ainda mais o número de participantes. Hoje (ontem) tivemos sete mil inscritos, mas largaram entre oito e nove mil participantes. É um número bastante expressivo que tende a aumentar nos próximos anos”, revelou José João, que também fez os 10km. Ele já foi atleta profissional e tem em seu currículo o bicampeonato da São Silvestre, em 1980 e 1985, além da participação nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.

TRADIÇÃO

A Corrida das Pontes é a prova de pedestrianismo mais tradicional de Pernambuco. Foi criada há 16 anos com o intuito de incentivar a prática esportiva entre os recifenses. Natural de Bezerros, José João revelou que, além de observar a evolução do evento todos os anos, ele fica satisfeito ao perceber que milhares de pessoas correm e prestigiam seu evento.
“Quando fizemos a reunião para assinar o contrato eu queria realizar uma corrida de rua em Pernambuco, meu estado. Fico muito contente em ver que eu estava certo lá atrás e que muitas pessoas gostam de correr e sempre estão presente na Corrida das Pontes. Ano que vem tem mais”, concluiu.

Últimas notícias