PISCINA

Pernambucana ganha medalha de ouro no Mundial de natação

Maria Carolina Santiago ganhou os 50m livre da classe S12

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/09/2019 às 0:38
Alê Cabral/CPB
A nadadora Maria Carolina Santiago é uma das pernambucanas que representam o Brasil na Paralimpíada de Tóquio - FOTO: Alê Cabral/CPB
Leitura:

Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

A pernambucana Maria Carolina Santiago conquistou a terceira medalha de ouro do Brasil no Mundial de natação paralímpica. A competição está sendo realizada desde segunda-feira (9/9), na piscina do Parque Olímpico de Londres e conta com mais de 650 atletas de 80 países. Carol foi a melhor nos 50m livre da classe S12, para nadadores com baixa visão.

Os 50m livre em que Carol triunfou foi decidido na batida de mão, na casa centesimal do cronômetro. Ela cruzou a piscina olímpica de Londres em 27s41, a russa Anna Krivshina veio imediatamente na sequência, com 27s42. Ela e a russa já rivalizaram neste Mundial. Na segunda-feira, primeiro dia de competição, nos 100m costas (S12), Anna Krivshina foi a melhor e ficou com o ouro, a brasileira, prata. Carol deu o troco agora.

“Foi incrível, foi muito perto, o nível aqui está altíssimo, com vários recordes caindo em diversas provas. Só de estar entre as oito primeiros já é uma conquista neste Mundial. Mas quando eu cheguei, não consegui ver no placar se tinha ganhado ou perdido, mas pelo barulho da torcida brasileira eu percebi que tinha ganhado. Mais emoção do que isso vai ser impossível”, explicou Carol.

TRAJETÓRIA

A pernambucana de 34 anos descobriu o esporte paralímpico recentemente. Ela nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Competiu em provas de natação com atletas sem deficiência até o fim de 2018, quando migrou para o esporte paralímpico. Este é seu primeiro Mundial. Há pouco mais de 10 dias, ela também estreou em Parapans. Nos Jogos de Lima 2019, Carol nadou em cinco provas e conquistou quatro ouros continentais. 

Últimas notícias