MOVIMENTO

Verão é uma ótima oportunidade para praticar esportes na praia

Estação mais quente do ano é propícia para exercícios e atividades esportivas na praia

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 12/01/2020 às 11:15
Leo Motta/JC Imagem
Futevôlei é uma das modalidades de esportes de praia que estão liberadas - FOTO: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

Apesar de ser uma estação convidativa ao descanso, já que muitos estão em férias no mês de janeiro, o Verão também pode se transformar na motivação que faltava para movimentar o corpo. Saindo dos calçadões, onde prevalecem as práticas da corrida e caminhada, as praias urbanas de Pernambuco oferecem a possibilidade da realização de uma infinidade de modalidades. E para os mais variados gostos. Sejam jogos de quadra, esportes radicais, de areia ou atividades náuticas. Neste último caso, lógico, respeitando-se as placas de sinalizações sobre o risco de ataque de tubarões, sobretudo em áreas como as praias de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. O fato é que basta uma turma legal e a vontade de ser divertir. As estruturas são públicas e abertas ao uso de qualquer um que se interessar. Na maioria dos casos, porém, como nas quadras de tênis de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e postes de vôlei ou futevôlei das demais praias, é necessário levar a rede, bola e a marcação. No mais, a diversão está garantida. E um passo para ter mais saúde também.

FUTEVÔLEI

Foto: Léo Motta/JC Imagem

Como a prática de futebol é proibida na faixa de areia de boa parte das praias urbanas do Estado, os amantes do esporte podem aproveitar para jogar futevôlei. Há inúmeros postes distribuídos nas orlas de Casa Caiada, Bairro Novo, Boa Viagem, Piedade e Candeias. Todos são estruturas disponibilizadas pelas prefeituras e, portanto, para uso da população. O mesmo se aplica a quem quiser jogar vôlei nesses locais. A questão é que não há rede, nem marcações. Ainda assim, quem não tiver esses materiais pode alugar dos barraqueiros em Boa Viagem.

FUTEBOL

Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Bater uma bolinha na praia, fora da faixa em que estão os banhistas, é uma realidade possível para quem vai à praia do Pina. Por lá há quadras de futebol, cercadas por grades, onde dá para jogar futebol sem incomodar ninguém. É verdade que alguns dos espaços já estão vandalizados, com as proteções removidas. Mas a maioria reúne condições de utilização. Por se tratar do esporte mais popular do Brasil, porém, talvez seja necessário chegar cedo para assegurar o uso. Entre as quadras disponíveis no local, essas são as mais disputadas. Ficam sempre abertas, mas não dispõem de redes para as traves. A maioria dos usuários joga sem o material mesmo.

VEJA TAMBÉM

Planeje 2020 com muita transformação

Brincadeiras antigas nas colônias de férias

Pilates como estratégia para combater e prevenir dores nas costas

BASQUETE

Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Comum a espaços como clubes e praças, a prática do basquete também pode ser realizada no calçadão da praia do Pina. É verdade que o prestígio ao esporte é menor que aos demais, pois há apenas uma quadra. Nem por isso, os amantes da modalidade se sentem desestimulados. As tardes costumam ser movimentadas no local. Apesar de único, o espaço já sofre com vandalismo. Uma das cestas está sem o chuá. Também falta um pouco de manutenção. As marcações do chão estão bem apagadas.

SKATE

Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Verão também tem espaço para esportes tipicamente urbanos, como o skate. Pertinho do mar de Boa Viagem e do Pina, o que não faltam são opções para quem já domina o esporte ou está pensando em se aventurar sobre as rodinhas. Há pistas mais tradicionais, portanto bem desafiadoras, e outras menos íngremes e maiores. Outro ponto para a prática de skate que não se afasta da praia é o Parque Dona Lindu. Por lá, o entorno pode servir de incentivo aos principiantes, enquanto dentro do parque há pistas para lá de radicais aos “surfistas do asfalto”.

CORRIDA

Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Correr é básico. Faz parte dos movimentos naturais do homem. Portanto, basta a liberação médica, um par de tênis e disposição para se exercitar. Porque opções para a prática não faltam bem pertinho do mar. Em Olinda, um dos principais locais é o calçadão que compreende as praias de Bairro Novo e Casa Caiada. No Recife, o espaço também se reproduz em Boa Viagem, na Zona Sul, assim como em uma faixa mais curta na praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. A dica para evoluir na corrida com segurança é procurar uma das muitas assessorias que se estabelecem nestes locais. É bom priorizar as conduzidas por professores de Educação Física. Outra opção é o programa Hapvida 1k+, gratuito.

STAND UP PADDLE

Foto: Escola de Stand Up Paddle PE/Reprodução

Ideal para ser praticado em águas calmas e em cenários de belas paisagens, o stand up Paddle (sup) dispõe de escolinhas em Candeias e em Barra de Jangada. Uma das mais procuradas é a Escola de Stand Up Paddle PE, de Jota Neves (81) 9813-0046. Mas há também instrutores que, além de trabalharem com sup, ensinam ainda outros esportes como kitesurfe e windsurfe. Um deles é Tomy Taguti (81) 98512-1234. As aulas podem realizadas em grupo ou de forma individual.

Últimas notícias