Olimpíadas

Delegações nacionais desfilam no Maracanã na abertura da Rio 2016

Cerimônia de abertura da Rio 2016 foi marcada por mensagens ambientais, com cada atleta recebendo uma semente para semear uma árvore nativa do Brasil

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/08/2016 às 22:05
Foto: Divulgação/Twitter
Cerimônia de abertura da Rio 2016 foi marcada por mensagens ambientais, com cada atleta recebendo uma semente para semear uma árvore nativa do Brasil - FOTO: Foto: Divulgação/Twitter
Leitura:

Atualizada às 23h31

As delegações nacionais que participam dos Jogos Olímpicos Rio 2016 desfilaram no Maracanã, nesta sexta-feira, pouco antes de 21h00 (horário de Brasília), lideradas pelos porta-bandeiras, um dos momentos mais emblemáticos da cerimônia de abertura.

Depois de um espetáculo que apresentou a história do Brasil ao exaltar a diversidade do país, com projeções no gramado e apresentações musicais que levantaram o público, a primeira delegação a desfilar foi a Grécia, berços do olimpismo.

As outras vinham entrando por ordem alfabética, usando trajes tradicionais ou roupas mais convencionais, mas sempre estampando um largo sorriso no rosto.

Por ser o país organizador, o Brasil entrou por último no desfile, liderado pela porta-bandeira Yane Marques, medalhista de bronze do pentatlo moderno nos Jogos de Londres-2012.

 

 

#maracana #openingceremony #letsplayagame #cro

Uma foto publicada por Marko Mami? (@marko.mamic) em Ago 5, 2016 às 5:57 PDT

 

- Plantando sementes -

Toda a cerimônia de abertura foi marcada por mensagens de cunho ambiental, e o desfile das delegações não foi diferente.

Cada atleta recebeu uma semente e um tubete com substrato para semear uma árvore nativa do Brasil, para colocá-lo em torres espalhadas pelo palco. Os porta-bandeiras foram precedidos por bicicletas enfeitadas por plantas.

Outro grande destaque foi o primeiro time de refugiados da história, que apresentou dez atletas, do Sudão do Sul, Síria, Etiópia e República do Congo, competindo em três modalidades: atletismo, natação e judô. Eles desfilaram em penúltimo, logo antes do Brasil.

Essa delegação era tão esperada pelo público que aconteceu um imprevisto curioso: quando os locutores anunciaram os "Atletas Independentes", ouviu-se uma grande ovação no estádio. 

Acontece que, na verdade, não eram os refugiados, mas atletas apátridas, que por algum motivo não podem desfilar sobre a bandeira dos seus países.

- Astros e fortão de Tonga ovacionados -

Depois desse "equívoco", delegações de Espanha, Estados Unidos ou Grã-Bretanha foram bastante aplaudidas, até por terem como porta-bandeiras os astros Rafael Nadal, Michel Phelps e Andy Murray, respectivamente.

A ovação, porém, foi ainda maior com a dois países que começam com a letra "I", Israel e Itália: mais um retrato da diversidade do Brasil, representado no estádio pelas comunidades judaica e italiana. O mesmo aconteceu mais tarde com a delegação portuguesa.

Países mais próximos, como Argentina, Uruguai, México ou Venezuela também foram bastante aplaudidos, por setores isolados do estádio onde se encontravam torcedores desses países que vieram ao Rio acompanhar as competições.

Quando chegou a hora da delegação Russa, que perdeu um terço dos seus integrantes por conta do mega-escândalo de doping que assombrou os bastidores dos Jogos, o público ficou dividido entre tímidos aplausos e sonoras vaias.

O pequeno Tonga, país de apenas 105.000 habitantes, foi um dos mais ovacionados, não por ter atletas de grande renome, mas por ostentar como trunfo um porta-bandeira musculoso desfilando sem camisa, com traje tradicional.

Últimas notícias