Rio 2016

Thiago Braz leva ouro no salto com vara com voo de 6,03 m

De quebra, brasileiro conquistou o recorde olímpico

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 16/08/2016 às 0:02
Foto: Fabrice Coffrini/AFP
De quebra, brasileiro conquistou o recorde olímpico - FOTO: Foto: Fabrice Coffrini/AFP
Leitura:

O brasileiro Thiago Braz escreveu aos 22 anos uma das páginas mais gloriorosas da história do esporte brasileiro ao conquistar a medalha de ouro do salto com vara nos Jogos do Rio, nesta segunda-feira (15), com a impressionante marca de 6,03 metros, novo recorde olímpico.

O Brasil não conquistava uma medalha olímpica no atletismo desde o ouro de Maurren Maggi no salto em distancia, em Pequim-2008.

O título veio depois de uma disputa antológica com o grande favorito da prova, o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico de Londres-2012 e recordista mundial (6.16 m), que ficou com a prata, por ter saltado 'apenas' 5,98.

A disputa, que começou às 20h35 (horário de Brasília), mas se estendeu quase até meia noite, por conta de uma suspensão por causa das fortes chuvas que castigaram o Engenhão.

Certamente por conta do mau tempo, o estádio estava com pouco menos da metade dos assentos preenchidos para presenciar uma das maiores façanhas da história do esporte brasileiro.

Lavillenie fez um início de prova perfeito, passando de primeira 5,75 m, 5,85 m, 5,93 m, e 5,98, enquanto Thiago conheceu alguns percalços, com erros a 5,75 m e 5,93 m.

A marca de 5,98 m dava o ouro ao francês e o brasileiro já tinha a prata garantida com 5,93 m, quando igualou sua melhor marca.

Mas Thiago não quis se contentar com o vice-campeonato. Teve a ousadia de tentar passar a mítica barreira dos 6 metros, nunca alcançada na história das Olimpíadas, e conseguiu na segunda tentativa, levando o público ao delírio aos gritos de "é campeão".

O francês foi vaiado na tentativa de igualar a marca e não conseguiu superar ps 6.03 m. O dia era de Thiago, uma data que vai ficar para sempre na memória do torcedor brasileiro.

Últimas notícias