Natação

Daniel Dias conquista terceira medalha do Brasil na Paralimpíada do Rio

Maior medalhista do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos, Daniel Dias conquistou ouro na primeira prova que disputou na Rio 2016

JC Online com ABr
Cadastrado por
JC Online com ABr
Publicado em 08/09/2016 às 20:19
Foto: Divulgação/Twitter/CPBoficial
Maior medalhista do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos, Daniel Dias conquistou ouro na primeira prova que disputou na Rio 2016 - FOTO: Foto: Divulgação/Twitter/CPBoficial
Leitura:

Atualizada às 21h52

Maior medalhista da história do Brasil em Paralimpíadas, o paulista Daniel Dias, de 28 anos, conquistou sua primeira medalha nos Jogos Rio 2016, a terceira do Brasil. O nadador completou a final dos 200m livre (na categoria S5) em 2m27s88, vencendo a disputa com uma larga vantagem e se tornando o atual tricampeão paralímpico da prova. 

O ouro foi conquistado na primeira prova que Daniel Dias disputou no Rio de Janeiro. Ele ainda tem mais oito provas para disputar até o fim dos jogos e, caso conquiste medalhas em todas as provas restantes, Daniel terá ao todo 24 medalhas paralímpicas, tornando-se o nadadador com mais medalhas conquistadas em toda a história dos jogos. O atual recordista é o australiano Matthew Cowdrey, com 23 medalhas.

Daniel Dias tem 28 anos, e nasceu em Campinas (SP). Ele nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita e descobriu o paradesporto ao assistir o nadador Clodoaldo Silva em uma das provas dos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004.

Daniel já tem 15 medalhas em Jogos Paralímpicos: 10 de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Só nos Jogos Paralímpicos de Londres (2012), ele levou seis medalhas de ouro. No ano passado, ganhou oito medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, além de sete medalhas de ouro e uma de prata no Mundial de Glasgow. Daniel já recebeu o troféu Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”, por três vezes: em 2009, 2013 e 2016.

Ítalo Pereira ganha o bronze

Um pouco depois da prova ganha por Daniel Dias, Italo Pereira garantiu mais uma medalha para o Brasil ao conquistar o bronze nos 100m costas masculino, classe S7, com o tempo de 1:12.48. O ouro ficou com o ucraniano Levgenii Bogodaiko e a prata com britânico Jonathan Fox.

Com as duas medalhas da natação, o Brasil está na quinta colocação no quadro geral de medalhas da Paralimpíada Rio 2016, com dois ouros, uma prata e um bronze.

Ítalo Pereira Lima tem 20 anos e é natural de Porto Nacional (TO). Ele nasceu com mobilidade reduzida devido a uma rubéola congênita. Começou a praticar natação aos 13 anos e participou dos Jogos Paralímpicos pela primeira vez em Londres 2012. Entre suas principais conquistas estão uma medalha de ouro e três de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015.

Últimas notícias