Considerando que há dentro do Estado três clubes de expressão, o técnico tricolor Leston Júnior divide a possibilidade de título igualmente para Santa Cruz, Sport e Náutico. Assim, seu time contabiliza cerca de 33% de chance de erguer a taça. Seguindo o raciocínio, estimativas diferentes vão acompanhar a temporada.
“Começa assim. Para a Série C são 20 clubes de nível muito próximo orçamentário, não estou aqui me apegando à tradição. Você pega um clube de São Paulo que vai jogar a Série C, só de Paulista ele tem R$ 4,5 milhões de cota. Nesse aspecto, a Série C tem um nível muito próximo. O percentual cai”, explica.
Leia Também
Ao pensar na Copa do Nordeste, o mesmo acontece, já que se trata de uma competição com times também das Série A e B. Mudando também as possibilidades dentro de cada chave.
Por isso, o técnico do Santa Cruz é categórico: a obviedade de um clube grande ganhar um Estadual é sempre maior. O que não representa que é só erguer a taça do Pernambucano e se dar por satisfeito. “Não significa que você vai ganhar o Estadual e não vai ganhar outra com o percentual menor. O futebol, em 90 minutos, tem o poder muito grande de aumentar a perspectiva ou diminuir. Quem comanda precisa ter equilíbrio para não empolgar quando ganha e achar que esse time vai ser campeão. Muito menos quando não ganha ou ganha e não joga bem”, destacou.
A final do Estadual ainda está longe. Primeiro, é preciso avançar às semis. “As preocupações de amanhã para amanhã. Já bastam as que temos hoje”, concluiu.