Serviço

Saiba como negociar o valor do seu aluguel

Aumento deve seguir o IGPM

Viviane Barros Lima
Cadastrado por
Viviane Barros Lima
Publicado em 26/01/2012 às 0:06
Leitura:

Muitos contratos de aluguel são renovados no início do ano. Como o mercado de imóveis está em alta por causa da grande demanda comparada com a baixa oferta, muitos inquilinos estão preocupados com os percentuais de aumento exigidos pelos proprietários dos imóveis.

Marcelo Carvalho, um dos proprietários da imobiliária DMC Imóveis, diz que o índice que serve para regular o aumento dos aluguéis é o IGP-M. Em alguns contratos, pode ser que o IPCA seja o regulador.

“É sempre um dos dois índices. Na maioria dos contratos, esse é o percentual que deve ser considerado na hora do aumento. O proprietário não pode usar o percentual que quiser”, explica Carvalho.

Entretanto, quando o contrato chegar ao fim, o proprietário pode pedir um valor bem maior do que a inflação do período. Daí, cabe ao inquilino aceitar ou não para que o contrato possa ser renovado. “A maioria dos proprietários está pedindo valores altos no final do contrato, porque o mercado está muito aquecido”, informa.

Para Carvalho, a melhor situação é quando o inquilino e o proprietários chegam a um acordo sobre o novo valor do aluguel. “Se o inquilino é bom, cuida direito do imóvel e paga em dia, é melhor baixar um pouco o valor pretendido do aluguel e evitar problemas no futuro. Não adianta pedir um valor alto e arranjar outro inquilino que não paga em dia”, completa.

No contrato deve constar o nome do responsável pelo pagamento do IPTU, taxa de bombeiros e taxa de marinha. Geralmente, essa responsabilidade fica com o inquilino. O proprietário tem o direito de pedir o imóvel de volta depois do atraso de três aluguéis.

Últimas notícias