Carnaval

Prefeitura de Olinda veta casas-camarotes no Sítio Histórico

Renildo Calheiros sancionou nesta segunda-feira lei que proíbe os eventos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 26/01/2015 às 21:51
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Renildo Calheiros sancionou nesta segunda-feira lei que proíbe os eventos - FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

Após muita polêmica, as casas-camarotes do Sítio Histórico de Olinda foram canceladas pela prefeitura do município. A lei que proíbe os eventos, aprovada no final de 2014 pela Câmara Municipal, foi sancionada nesta segunda-feira (26) pelo prefeito Renildo Calheiros.

Conforme o secretário de Assuntos Jurídicos de Olinda, César Pereira, a realização destes eventos tornou-se incompatível com o Carnaval local. "Devido à quantidade de pessoas que frequentavam esses camarotes e ocupavam as ruas, as agremiações e troças da cidade mal conseguiam passar nas vias. Tomamos essa decisão para preservar as características do Carnaval da cidade", comentou.

Acompanhando de perto o processo que se desenrola desde dezembro passado, a organização do Carvalheira na Ladeira, uma das maiores casas-camarotes que funcionavam no Sítio Histórico, alterou o local de realização do evento. "Sabendo que isso poderia acontecer, nos antecipamos e levamos o Carvalheira na Ladeira para o número 740 da Avenida Olinda, no bairro de Santa Tereza. Claro que toda mudança traz prejuízos, mas não acreditamos que a prefeitura foi leviana. Tivemos apenas que nos adaptar", afirmou Geraldo Bandeira, um dos organizadores da festa.

Para Rodrigo Baracuí, diretor da Casa Esquenta, no entanto, a situação foi diferente. Ele afirma que foi pego de surpresa pela proibição. "Tivemos que cancelar o camarote, pois não temos tempo hábil para encontrar outro espaço. Nosso prejuízo é enorme e deixaremos de gerar muitos empregos", lamentou.

O descumprimento da lei poderá acarretar multa de até R$ 100 mil (aplicada em dobro a cada reincidência), interdição do imóvel e a apreensão dos equipamentos. O veto, entretanto, não se aplica a outros pontos da Cidade Patrimônio. Caso cumpram todas as determinações legais, os organizadores dos eventos poderão realizá-los em outros locais.

Últimas notícias