Olinda

Maracatu Nação Pernambuco em busca de sede permanente

Perta de acervo foi perdido depois da interdição do Mercado Eufrásio Barbosa

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/01/2015 às 6:56
Leitura:

O Maracatu Nação Pernambuco está em busca de parceiros para garantir abrigo ao acervo que colecionou durante 25 anos e sobreviveu ao arrombamento da sala que ocupava no interditado Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, em Olinda. O perda de ao menos 30 instrumentos foi denunciada à polícia neste fim de semana, quando dirigentes da entidade estiveram no local para transferir os objetos para um antigo casarão da família Lundgren, no Carmo, cedido pela prefeitura da cidade. O espaço provisório é para garantir os ensaios até o Carnaval. Mas a agremiação, que funciona também como grêmio cultural, luta para ter um espaço permanente.

“Com a interdição do mercado, desde agosto, ficamos prejudicados para manter a agenda de apresentações”, diz Amélia Veloso. Bernardo Contra-Mestre, que fundou o maracatu, vai buscar apoio do governo do Estado. Desde o fechamento do espaço, onde o maracatu ensaiava, estava confiante numa solução da Prefeitura de Olinda. Foi justamente o poder municipal, segundo ele, na gestão de Germano Coelho, que convidou o grupo para ocupar as dependências do mercado e realizar um projeto social. A cada governo, a diretoria do maracatu fazia acordos verbais.


Bernardo explica que o grupo não tem recursos para alugar ou comprar um espaço,problema comum a outras agremiações de Olinda, lembra. Os cachês que recebem são suficientes apenas para os custos de confecção de figurinos, deslocamento e pagamento de profissionais que atuam na produção dos espetáculos, afirma.
O secretário de Cultura e Patrimônio de Olinda, Lucilo Varejão, lamenta a destruição de parte do acervo do maracatu, mas alega que o grupo assumiu esse risco ao se recusar a desocupar o espaço que foi interditado pela Defesa Civil e aguarda reforma. Conforme o secretário, a prefeitura não mantém vigia 24 horas no mercado por ser um prédio interditado. “Há rondas da guarda municipal. Eventualmente ficamos sabendo de pessoas que arrombam a porta dos fundos procurando coisas velhas para vender”, citou. Varejão também disse que não tem condições que ceder um espaço permanente para o maracatu. “Estamos abertos a ajudar o maracatu, reconhecemos a sua importância, mas é importante que o Nação Pernambuco se empenhe em buscar projetos e outras soluções”, observou.

Últimas notícias