Folia

Olinda decora a Cidade Alta, às vésperas do Carnaval

Alegorias, em homenagem a Ariano Suassuna, estão sendo colocadas na frente do prédio da prefeitura

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 11/02/2015 às 13:49
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Alegorias, em homenagem a Ariano Suassuna, estão sendo colocadas na frente do prédio da prefeitura - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Leitura:

A um dia da abertura do Carnaval, programada para a noite de quinta-feira (12), o Sítio Histórico de Olinda não está de todo decorado para receber os foliões. Só agora as alegorias, em homenagem ao escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), começam a colorir a Cidade Alta. Na manhã desta quarta-feira (11), os quatro jagunços que enfeitam a fachada do Palácio dos Governadores, sede da prefeitura, chamavam a atenção de moradores e visitantes.

Com sete metros de altura, os bonecos fazem a defesa do prédio secular. Quando o cenário estiver pronto, os jagunços ficarão de frente para uma figura gigante de Ariano, na Praça Monsenhor Fabrício. Montado num cavalo, ele segura sua bandeira armorial e enverga o fardão da Academia Brasileira de Letras. Eleito para a ABL em 3 de agosto de 1989, Ariano foi o sexto ocupante da Cadeira nº 32.

No frontão do Palácio dos Governadores, os personagens Chicó, João Grilo e o Cristo negro representam uma das mais populares criações do escritor, O Auto da Compadecida.

A decoração é assinada pelo cenógrafo Walther Holmes, que se inspirou na obra teatral e literária do dramaturgo paraibano (homenageado pela prefeitura no Carnaval 2015) para criar as alegorias, confeccionadas com isopor, PVC, lamê, paetê, fita cetim e adesivo. O tema da festa é Olinda vestida de Sol, numa referência à primeira peça de Ariano, Uma mulher vestida de Sol, escrita em 1947.

Walther Holmes, escolhido cenógrafo da Carnaval por meio de concurso promovido pela prefeitura, criou um cachorro alado armorial para decorar o Varadouro. “A figura está ligada ao título da festa”, diz ele. Uma novidade em 2015 é a ornamentação da Sé e da Misericórdia, com cobras armoriais. A Praça do Carmo e o Fortim do Queijo, onde é feita a abertura do Carnaval, também serão enfeitados.

Olinda também presta homenagem a Maesetro Duda, ao intérprete de frevo Claudionor Germano, ao olindense Nivaldo dos Santos (Porquinho, carregador de  bonecos  e porta-estandarte de agremiações como Pitombeira, Ceroula e Vassourinhas há mais de 30 anos), Maracatu Nação Pernambuco, Banda Som da Terra, bloco Trinca de Ás e Clube A Burra do Rosário.

Últimas notícias