iniciativa

Pernambuco lança campanha de combate à violência contra a mulher no Carnaval

A ação, que já ocorre há oito anos, pretende combater a violência contra a mulher nos dias de folia, além de conscientizar a população

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 11/02/2015 às 12:20
Foto: Valéria Oliveira/JC
A ação, que já ocorre há oito anos, pretende combater a violência contra a mulher nos dias de folia, além de conscientizar a população - FOTO: Foto: Valéria Oliveira/JC
Leitura:

A Secretaria da Mulher de Pernambuco lançou, na manhã desta quarta-feira (11), a campanha Violência contra Colombina, Catirina e Caboclinha é Coisa de Outros Carnavais. A ação, que já ocorre há oito anos, pretende combater a violência contra a mulher nos dias de folia, além de conscientizar a população. A campanha se estenderá a 160 municípios pernambucanos, com a  distribuição de leques, panfletos, banners, porta documentos, camisas, squeezes, viseiras e cartilhas de orientação para o combate da violência doméstica e familiar contra a mulher no período carnavalesco.

Durante a campanha, também será intensificada a oferta da anticoncepção de emergência (pílula do dia seguinte) nos principais polos de folia do Estado: Nazaré da Mata, Bezerros, Arcoverde, Pesqueira e Triunfo. As mulheres que precisarem do medicamento, não precisarão apresentar boletim de ocorrência para ter direito à anticoncepção. Além disso, equipes de médicos e enfermeiros darão orientação sobre o uso nos centros de referência voltados para as mulheres que funcionarão durante o período momesco.

Secretária da Mulher, Sílvia Cordeiro, apresenta a campanha. Foto: Valéria Oliveira/JC

Além da conscientização, a campanha atuará na repressão de atos de violência contra o público feminino. "As festas são públicas, mas os corpos de homens e mulheres, não. Vamos estar alerta para evitar abusos", explicou a secretária da Mulher, Sílvia Cordeiro.

Nos dias de folia, o Departamento de Polícia da Mulher vai reforçar o efetivo nos plantões das delegacias especializadas de Santo Amaro, na área central da capital, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, e em Olinda, no Grande Recife. A Polícia adverte que o beijo roubado, prática recorrente nos dias de Carnaval, pode caracterizar o crime de estupro. "Pode viabilizar uma situação de prisão em flagrante", esclarece a delegada Cláudia Freitas.  

No Recife Antigo, haverá uma tenda da secretaria para orientar as vítimas desse tipo de agressão e encaminhá-las aos serviços adequados. A foliã que for vítima de violência pode denunciar o caso por meio da Ouvidoria da Mulher, através do número 0800 281 8187.

Últimas notícias