ARQUITETURA

Torre da extinta Manchete, em Olinda, tem assinatura de Niemeyer

Arquiteto projetou todos os prédios da rede de TV de Adolpho Bloch

Wagner Sarmento
Cadastrado por
Wagner Sarmento
Publicado em 06/12/2012 às 7:09
Alexandre Gondim/JC Imagem
Arquiteto projetou todos os prédios da rede de TV de Adolpho Bloch - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O Parque Dona Lindu não é a única obra de Oscar Niemeyer no Estado. Em Olinda, no bairro de Ouro Preto, está a torre de transmissão da antiga TV Manchete, hoje sob uso da RedeTV!, que foi projetada pelo arquiteto brasileiro três décadas atrás. A Manchete, do jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch, iniciou suas atividades no Brasil em 5 de junho de 1983. Amigo de Niemeyer, Bloch pediu que o carioca elaborasse os projetos arquitetônicos dos complexos da emissora no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Pernambuco.

A história da Rede Manchete no Estado se confunde com a trajetória de Romildo França, 62 anos. Ele chegou à emissora no final de 1983, como técnico de manutenção e acompanhou de perto a construção da torre. O equipamento foi inaugurado em 5 de março de 1984 e estreou com a cobertura do Carnaval e uma homenagem a Capiba. “Foi a primeira transmissão da Marquês de Sapucaí para cá. Mostramos também a folia no Recife e em Olinda”, conta.

França recorda que o lançamento da obra de Niemeyer foi um acontecimento. Gente de toda parte aparecia para visitar a obra, de 83 metros de altura. “A antena tinha uma iluminação ornamental. À noite parecia um disco voador. O pessoal queria ver. Além disso, na época havia poucos prédios altos, então de todo lugar você conseguia ver”, afirma.

O projeto original previa ainda uma guarita, um prédio de dois andares e um anfiteatro com 2 mil lugares. Só a guarita, entretanto, além da torre de transmissão, foi erguida. O resto nunca saiu do papel, até que a Manchete, duas graves crises depois, fechou as portas em 10 de maio de 1999.

Romildo França viveu a ascensão e a queda da emissora, virou gerente técnico e hoje é um dos poucos remanescentes da Manchete na RedeTV!, cuja sede fica em Santo Amaro, mas que ainda aproveita a antiga antena para transmitir seu sinal analógico e digital. O terreno, contudo, está subutilizado, um patrimônio abandonado. Há dois anos, segundo o funcionário, foi cedido temporariamente à Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab-PE) e serviu como canteiro de obras durante o calçamento de ruas em Ouro Preto. “Em alguns momentos, houve conversas com o poder público no sentido de tombar o monumento e ver se aproveita a área de alguma maneira”, diz França.

PROJETOS - O Estado tinha, até duas décadas atrás, outra obra de Niemeyer. O renomado arquiteto criou o projeto de uma casa na Avenida Boa Viagem, na altura do Segundo Jardim, que acabou demolida para a construção de um edifício. “A residência tinha uma fachada inclinada para a frente, trazia as curvas e a elegância de Niemeyer”, lembra o arquiteto José Luiz Mota Menezes.

Duas obras, no entanto, nunca saíram do papel. O projeto do Estádio Presidente Médici, com capacidade para 140 mil pessoas, em Joana Bezerra, foi lançado em 1971 e seria a sede do Sport. O outro era o centro administrativo do governo de Pernambuco, pedido pelo então governador Marco Maciel (1979-1982), atual presidente da Fundação Oscar Niemeyer.

Últimas notícias