Luto

Oscar Niemeyer recebe homenagem no dia em que completaria 105 anos

Brasília promove apresentações culturais na Fonte Luminosa da Torre de TV

Da Agência Brasil
Cadastrado por
Da Agência Brasil
Publicado em 15/12/2012 às 10:45
Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP FILES / AFP
Brasília promove apresentações culturais na Fonte Luminosa da Torre de TV - FOTO: Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP FILES / AFP
Leitura:

O arquiteto Oscar Niemeyer completaria 105 anos neste sábado (15). Vítima de complicações renais e desidratação, ele morreu no último dia 5 no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro. Como parte das homenagens, o governo do Distrito Federal organiza algumas ações na Fonte Luminosa da Torre de TV.

Em 2010, Niemeyer pediu ao maestro Valerio Festi – que associa elementos do teatro à música e à  técnica de iluminação – que projetasse um espetáculo para Brasília, “a sua cidade”, inspirado em sua arquitetura. Neste sábado, o governo do Distrito Federal retribui a homenagem, segundo sua assessoria.

O espetáculo cultural, chamado Abraço de Luz, na Fonte Luminosa da Torre de TV, é uma homenagem ao arquiteto “que fez de Brasília um museu a céu aberto”. Uma estrutura de 20 metros de altura, em formato de semicírculo, será coberta por 65 mil lâmpadas coloridas.

A homenagem contará com uma apresentação do Coro Lírico de Brasília e com a leitura de versos e trechos de cartas de autoria de Niemeyer. O público verá também uma bailarina acrobata, dentro de uma esfera voadora. O Abraço de Luz será parcialmente aceso, em luto pela morte do arquiteto. A partir deste domingo (16) até o dia 6 de janeiro, a estrutura ficará totalmente acesa das 20h à meia-noite e, no dia 22, a Orquestra Sinfônica de Brasília se apresentará.

Últimas notícias