Ensino Superior

Henrique Paim descarta incluir desempenho do Enade em diplomas

Anualmente, o exame é alvo de boicotes por parte dos alunos

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 19/12/2014 às 20:05
Wilson Dias/ABr
Anualmente, o exame é alvo de boicotes por parte dos alunos - FOTO: Wilson Dias/ABr
Leitura:

O ministro da Educação, Herique Paim, disse hoje (19) que não há possibilidade de registrar no diploma dos estudantes o resultado obtido no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O exame é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. Os estudantes são obrigados a fazer o Enade para receber o diploma, mas não há desempenho obrigatório.

Anualmente, o Enade é alvo de boicotes por parte dos alunos.

"Os boicotes são casos pontuais, mas o que estamos vendo, ao longo dos anos, é que a cultura da avaliação chega à instituição e ao estudante", disse Paim. Ele acrescentou que "o estudante que boicota está prejudicando a ele mesmo, pois se formará em curso que não terá boa avaliação".

Sobre a possibilidade de a nota do Enade ser registrada no diploma do estudante, obrigando-o a uma maior dedicação ao exame, Paim informou que, como os cursos são avaliados a cada três anos, haveria entre os formandos os que teriam e os que não teriam registrada a nota do Enade. "Seria um tratamento diferenciado entre os alunos. Teria de mudar a lei, e o governo não pensa em fazer isso."

O Enade responde por 55% do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O CPC é composto pelo corpo docente, correspondente a 30%, e por questionário aplicado aos estudantes sobre as condições do processo formativo, que representa 15%. O CPC é utilizado no cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC).


Últimas notícias