indonésia

Buscas do Airbus desaparecido da AirAsia são suspensas até terça-feira

Ao todo, 15 embarcações e 30 aviões de diferentes características realizaram trabalhos de busca por destroços

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 29/12/2014 às 13:46
Foto: BAY ISMOYO / AFP
Ao todo, 15 embarcações e 30 aviões de diferentes características realizaram trabalhos de busca por destroços - FOTO: Foto: BAY ISMOYO / AFP
Leitura:

A busca do Airbus 320-200 da companhia malaia AirAsia que desapareceu no domingo (28) com 162 pessoas a bordo na Indonésia foi suspensa até terça-feira (30) após o anoitecer desta segunda-feira (29), sem que as autoridades tenham anunciado nenhum achado.

Ao todo, 15 embarcações e 30 aviões de diferentes características realizaram trabalhos de busca por destroços do avião na região do Mar de Java neste segundo dia de atividades.

"Não é uma operação fácil no mar, principalmente com o mau tempo que temos", disse o vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, segundo a imprensa local.

A região onde são feitos os trabalhos de busca, em torno da ilha de Belitung, encontra-se em plena estação das monções, e os meses das maiores chuvas registradas nos últimos 30 anos são os de dezembro e janeiro.

Indonésia, Malásia, Cingapura, Austrália e Coreia do Sul participam com equipes de busca. Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Índia e Japão ofereceram ajuda.

"Nossa hipótese é de que o avião estaria no fundo do mar. Essas são as suspeitas preliminares e que podem evoluir de acordo com os resultados da busca", declarou em coletiva no aeroporto de Jacarta o diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, cujo órgão coordena a operação internacional.

Parentes dos desaparecidos esperam notícias oficiais nos aeroportos da cidade javanesa de Surabaia, o ponto de decolagem, e de Cingapura, destino do percurso.

O voo QZ8501tinha o horário de decolagem de Surabaia marcado para as 5h20 (hora local) e a chegada a Cingapura agendada para as 8h30 (22h30 de Brasília).

Segundo a companhia aérea, embarcaram 155 passageiros, incluindo 17 menores de idade e um bebê, e uma tripulação de sete pessoas formada por um piloto, um copiloto, um mecânico e quatro aeromoças.

As nacionalidades divulgadas pela companhia aérea correspondem a 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um cidadão de Cingapura.

Últimas notícias