Crise Hídrica

Com forte chuva, nível do Cantareira se mantém estável

De acordo com a Sabesp, a capacidade do reservatório está em 7,3%

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 29/12/2014 às 11:01
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
De acordo com a Sabesp, a capacidade do reservatório está em 7,3% - FOTO: Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

A forte chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo fez com que o nível do sistema Cantareira se mantivesse estável nesta segunda-feira (29) em relação ao dia anterior.

De acordo com a Sabesp, a capacidade do reservatório está em 7,3% -o mesmo índice registrado neste domingo (28), quando o sistema registrou sua primeira queda após nove dias.

O reservatório é responsável pelo atendimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo e já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

DEMAIS SISTEMAS

Outro manancial que se manteve estável em relação ao dia anterior foi Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas. De acordo com a Sabesp, o sistema opera com 31,6% de sua capacidade.

O nível do Alto Tietê, que também está em estado crítico, baixou 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior e opera com 12% de sua capacidade. O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. Com a adição do volume morto no dia 14 de dezembro, o sistema ganhou volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

A represa de Guarapiranga, que fornece água para 4,9 milhões de pessoas, também registrou queda 0,3 ponto percentual em relação ao dia anterior e opera com 40,5% de sua capacidade.

Já o nível dos mananciais Rio Grande e Rio Claro subiu nesta segunda. De acordo com a Sabesp, o reservatório de Rio Grande, que atende a 1,2 milhão de pessoas, opera com 71,9% de sua capacidade após subir 0,6 ponto percentual em relação ao dia anterior. O nível do reservatório Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 33,5% de sua capacidade nesta segunda após subir 0,1 ponto percentual.

Últimas notícias