Inauguração

Avião militar KC-390, da Embraer, faz primeiro voo teste em Gavião Peixoto

Até o final de 2016, o avião deverá realizar cerca de 2 mil horas de voo

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 03/02/2015 às 17:35
Foto: Reprodução/Internet
Até o final de 2016, o avião deverá realizar cerca de 2 mil horas de voo - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

Maior desafio tecnológico da Embraer, o cargueiro militar KC-390 realizou o primeiro voo na manhã desta terça-feira (3), dando início a sua campanha de testes em voo para poder obter a certificação. Até o final de 2016, o avião deverá realizar cerca de 2 mil horas de voo.

O voo inaugural foi realizado em Gavião Peixoto e durou 1 hora e 25 minutos. "O avião pousou super bem e se comportou exatamente conforme os testes em simulador", afirmou à reportagem o presidente da Embraer, Frederico Curado.

O KC-390 é um projeto conjunto da Embraer com a Força Aérea Brasileira, que encomendou 28 aeronaves. A empresa mantém conversas com forças aéreas de outros países e já recebeu manifestações de intenção de compra para mais 32 aviões.

O KC-390 é o maior avião já desenhado pela fabricante brasileira e foi projetado para realizar missões militares de transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. O desenvolvimento do projeto está dentro do prazo e a expectativa é de realizar a primeira entrega para a FAB (Força Aérea Brasileira) no final de 2016. A FAB deve receber toda a encomenda até 2023.

EXPORTAÇÃO

Com a realização do voo inaugural, a Embraer espera avançar nas conversas com futuros clientes. "O voo teste sempre ajuda a catalisar as negociações", disse Curado, ressaltando que a empresa não está, neste momento, em processo de negociação contratual com nenhum país. "Esperamos ter os primeiros resultados no ano que vem."

Segundo Curado, o interesse de outros países pelo avião foi demonstrado durante a cerimônia de apresentação do avião, em outubro do ano passado. "Recebemos representantes, entre adidos e oficiais, de mais de 30 países. Ninguém estava ali para fazer turismo. É um avião que tem bastante chance de ser um sucesso para as exportações brasileiras."

Durante o voo inaugural, foram realizadas manobras para avaliação das características de voo, além de diversos testes de sistemas. "O KC-390 se comportou de forma dócil e previsível", disse o comandante do voo Mozart Louzada. "O avançado sistema de comandos de voo fly-by-wire e os aviônicos de última geração facilitam a pilotagem e proporcionam um voo suave e preciso."

Além de Louzada, participaram do voo inaugural o piloto Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros de ensaios em voo Raphael Lima e Roberto Becker.

Últimas notícias