Crise Hídrica

Capacidade do sistema Cantareira sobe pela primeira vez no ano

A última vez em que o nível do Cantareira subiu foi no dia 26 de dezembro quando o sistema atingiu 7,4% de sua capacidade

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 03/02/2015 às 10:43
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
A última vez em que o nível do Cantareira subiu foi no dia 26 de dezembro quando o sistema atingiu 7,4% de sua capacidade - FOTO: Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

A capacidade do sistema Cantareira, que abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista, subiu pela primeira vez no ano nesta terça-feira (3).

A última vez em que o nível do Cantareira subiu foi no dia 26 de dezembro quando o sistema atingiu 7,4% de sua capacidade -após subir três dias consecutivos.

De acordo com o boletim divulgado pela Sabesp, o Cantareira opera com 5,1% de sua capacidade após subir 0,1 ponto percentual em relação ao índice registrado no dia anterior. A capacidade desta terça do sistema é a mesma registrada no dia 25 de janeiro.

O sistema já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada). Com a chuva desta segunda, o sistema acumulou 12,5 mm de água. Até agora, o Cantareira acumula 23,2 mm de água -o que corresponde a 11,65% do volume esperado para fevereiro (199,1 mm).

Na tentativa de levar mais água para o sistema Cantareira, a captação por indústrias, empresas de saneamento e agricultores (para irrigação) nos rios de Minas Gerais responsáveis por abastecer os reservatórios também sofrerá restrição.

A medida será praticamente a mesma adotada no mês passado para os rios Jaguari, Atibaia e Camanducaia, nas bacias dos rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), no Estado de São Paulo. A norma restringe a captação para 20% (empresas de abastecimento público) e 30% (indústria e irrigação) toda vez que a vazão dos rios caírem.

Em meio à mais grave crise hídrica de sua história, o Estado de São Paulo dispõe de apenas 271 funcionários para fiscalizar o uso da água, em represas, nascentes, poços e rios que abastecem a população, além de empresas e produtores rurais.

Nesta segunda-feira (2), a Sabesp informou que 2,6 bilhões de litros de água potável foram perdidos com desvios por fraude durante o ano de 2014. O volume corresponde a dois dias de produção do sistema Cantareira atualmente e seria suficiente para abastecer 260 mil pessoas por um mês inteiro.

ALTO TIETÊ

Já o nível do reservatório Alto Tietê, que também sofre as consequências da seca, opera com 11,17% de sua capacidade após subir 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior.

O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto , que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

DEMAIS SISTEMAS

O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, se manteve estável e opera com 47,9% de sua capacidade. O reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, também permaneceu estável e opera nesta terça com 28% de sua capacidade.

Já o sistema Rio Grande, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 74,8% de sua capacidade após baixar 0,2 ponto percentual em relação ao índice anterior. O reservatório de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 29,5% de sua capacidade após subir 0,3 ponto percentual em relação ao dia anterior.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

Últimas notícias