Crise Hídrica

Cantareira chega a 10,7% e recupera a segunda cota do volume morto

O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, registrou queda passando de 57,5% para 57,4%

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 24/02/2015 às 11:50
Foto: Fernanda Carvalho / Fotos Públicas
O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, registrou queda passando de 57,5% para 57,4% - FOTO: Foto: Fernanda Carvalho / Fotos Públicas
Leitura:

Apenas dois reservatórios da Grande São Paulo tiveram melhora no nível nesta terça-feira (24). Apesar de subir só 0,1 ponto percentual de segunda-feira (23) para terça-feira (24), o Cantareira atingiu 10,7% e conseguiu recuperar a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

O principal manancial de São Paulo abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista.

De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo desta terça, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu adiar a divulgação do chamado "pacote de transparência" que preparava sobre a crise hídrica. A principal medida se referia ao chamado "gatilho" de um eventual rodízio de água.

ALTO TIETÊ

Já o nível do reservatório Alto Tietê, que também sofre as consequências da seca, opera com 18,3% de sua capacidade, mesmo índice registrado no dia anterior.

O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto , que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

O reservatório de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, ficou estável em 35,4%.

QUEDA DE NÍVEL DE RESERVATÓRIOS

O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, registrou queda passando de 57,5% para 57,4% após ter ficado estável por dois dias consecutivos.

Assim como o Guarapiranga, o reservatório Rio Grande também teve queda. Passou de 83,4% para 83,1%.

O reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, subiu 0,3 ponto percentual e opera com 36,7% de sua capacidade.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

Últimas notícias