Incidente

Índios fazem reféns 30 funcionários de saúde em reserva de Roraima

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal foram acionados pela coordenadoria distrital de saúde indígena

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 01/05/2015 às 20:55
Leitura:

Um grupo de índios da etnia Yanomami mantém 30 servidores federais em uma pista de pouso na reserva da região de Surucucus, no noroeste de Roraima.

O incidente começou por volta das 9h30 desta sexta-feira (1º), quando alguns índios impediram a decolagem de quatro aeronaves.

Segundo informações da coordenadoria distrital de saúde indígena, em Roraima, os aviões transportariam de volta a Boa Vista 30 funcionários do Sesai (Secretaria Especial da Saúde Indígena), órgão do Ministério da Saúde, que estavam prestando atendimento na reserva.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal foram acionados pela coordenadoria. Até o início da noite, a polícia e a coordenadoria distrital não sabiam informar se os funcionários haviam sido liberados.

O atendimento de saúde oferecido na reserva é alvo de crítica dos Yanomamis. Em março, a associação Hutukara, um dos principais representantes da etnia, divulgou uma nota em que cobra a mudança na atuação do distrito sanitário (Dsei) Yanomami.

Os índios pedem que seja garantida a "autonomia administrativa e financeira" do Dsei e a qualificação dos funcionários disponíveis. Eles também reivindicam que os postos de saúde sejam mais bem equipados.

Ainda segundo a nota, cobram ainda que a atual direção do Dsei permaneça no cargo interinamente e que uma nova coordenação seja indicada e aprovada pelos membros do conselho distrital de saúde indígena, para que seja "alguém de confiança das organizações indígenas, e não apenas indicação política".

Últimas notícias