Educação

Fies terá 61,5 mil vagas para novos contratos no 2° semestre, diz MEC

Somadas à oferta no primeiro semestre, o programa terá um total de 313,9 mil novos contratos

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 26/06/2015 às 13:52
Foto: Tatiana Ferro/Divulgação
Somadas à oferta no primeiro semestre, o programa terá um total de 313,9 mil novos contratos - FOTO: Foto: Tatiana Ferro/Divulgação
Leitura:

O Fies (programa federal de financiamento estudantil) de segundo semestre terá um total de 61,5 mil novas vagas, informou o ministro Renato Janine (Educação) em vídeo postado em seu perfil no Facebook na manhã desta sexta-feira (26).

Somadas à oferta no primeiro semestre, o programa terá, em 2015, um total de 313,9 mil novos contratos -o que corresponde a quase 43% dos financiamentos do ano passado.

"Esperamos nos próximos anos manter nesse patamar. Esta é a intenção do governo", disse Renato Janine.

Ele destacou ainda novas regras: os contratos, a partir de agora, estão sujeitos a juros de 6,5% -até aqui, o percentual era de 3,4%, bem abaixo dos praticados no mercado. "Os juros sofrem um pequeno reajuste, passam a 6,5%. Continuam sendo subsidiados sim pela sociedade brasileira, mas são mais alinhados com a inflação do último ano", disse ele.

Janine reforçou que, a partir de agora, cursos com nota mais alta no CPC (Conceito Preliminar de Curso) terão prioridade na oferta, assim como as graduações do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, e três áreas do conhecimento.

"Vamos aumentar os cursos destinados à engenharia, para melhorar a produtividade da economia brasileira, de formação de professores, para melhorar nossa formação básica e de saúde, obviamente para melhorar a saúde dos brasileiros." Os novos critérios serão publicados em portaria na próxima semana -não foi informada a data do início das inscrições.

Últimas notícias