OBMEP

Trigêmeas conquistam as primeiras colocações da Olimpíada de Matemática

Morando a 21km da escola, as garotas não têm acesso à internet em casa

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 09/07/2015 às 10:34
Foto: Divulgação/OBM
Morando a 21km da escola, as garotas não têm acesso à internet em casa - FOTO: Foto: Divulgação/OBM
Leitura:

A distância da escola e a falta de recursos foi apenas mais um incentivo na luta pela educação protagonizada pelas trigêmeas Fábia, Fabiele e Fabíola, hoje com 15 anos. De família de agricultores do município de Santa Leopoldina, no Espírito Santo, as garotas, conquistaram as melhores notas do Estado na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).


Vivendo a 51 quilômetros de Vitória e a cerca de 21 quilômetros da escola de Ensino Médio, em uma casa sem acesso à internet, as trigêmeas são de uma família humilde de agricultores que cultivam verduras e hortaliças. As estudantes, que tiveram ajuda da irmã mais velha na preparação para a prova, sempre receberam o incentivo dos pais no estudo para que tenham a oportunidade de ter futuro de grande possibilidades através da educação. 

Realizada em 2014, a primeira fase da OBMEP, contou com 18.192.526 alunos de 46.711 escolas inscritos. No total, 501 foram premiados com medalhas de ouro, desses 14 estudantes do Espírito Santo. Fábia e Fabiele empataram no 1º lugar do estado e Fabíola ficou com o 2ª lugar, segundo o  Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As três irão ao Rio de Janeiro receber as medalhas de ouro em cerimônia no dia 20 de julho. 

Também em 2014, as garotas conquistaram as três primeiras colocações no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Santa Teresa. Hoje, integrado ao Ensino Médio, todas três cursam o 1º ano do curso técnico em Agropecuária.

Últimas notícias