INVESTIGAÇÃO

Aviões do Forró é alvo de operação da Polícia Federal

A Operação For All investiga fraudes de imposto de renda cometidas por um grupo empresarial atuante no ramo do entretenimento

JC Online e Estadão Conteúdo
Cadastrado por
JC Online e Estadão Conteúdo
Publicado em 18/10/2016 às 9:38
Foto: Divulgação
A Operação For All investiga fraudes de imposto de renda cometidas por um grupo empresarial atuante no ramo do entretenimento - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A banda cearense Aviões do Forró é alvo de uma investigação deflagrada nesta terça-feira (18) pela Polícia Federal em ação conjunta com a Receita Federal. A Operação For All apura fraudes de imposto de renda cometidas por um grupo empresarial atuante no ramo do entretenimento e responsável por famosas bandas de forró e casas de show no Ceará.

Aproximadamente 260 policiais federais e 35 auditores estão cumprindo 76 mandados judiciais, sendo 32 de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza e Russas, no Ceará e Souza, na Paraíba. A Também foi determinado o bloqueio de imóveis e a apreensão de veículos pertencentes a pessoas ligadas ao grupo. O Estado de S. Paulo apurou que há mandados contra os cantores Solange Almeida e José Alexandre, conhecido como Xandy Avião. Não há presos nessa operação.

Há indícios de que o grupo procura eximir-se da cobrança de tributos fornecendo dados falsos ou omitindo dados relevantes em suas declarações de imposto de renda pessoa física e jurídica. Os investigados ainda adquiriam bens, como carros e imóveis, sem declarar ao Fisco.

Foram encontradas divergências sobre valores pagos a título de distribuição de lucros e dividendos, movimentações bancárias incompatíveis com os rendimentos declarados, pagamentos elevados em espécie e diversas variações patrimoniais.

Durante as investigações, foram identificados indícios de lavagem de capitais, falsidade ideológica e associação criminosa.

Operação For All

A PF informa que o nome "FOR ALL" faz referência à expressão da língua inglesa "for all" (para todos), uma vez que existem notícias de que no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público (for all). Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. O nome da operação veio dessa origem popular da palavra Forró, principal ramo de atividade do grupo investigado

A banda ainda não se pronunciou, mas o assunto já começa a repercutir no Twitter. Confira algumas reações:

Últimas notícias