ALERTA

Cinco marcas de protetor solar não são aprovadas em teste de qualidade

Entre as marcas reprovadas estão Sundown, L'Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/11/2016 às 18:35
Foto: Pixabay
Entre as marcas reprovadas estão Sundown, L'Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

Um levantamento feito pela Proteste - Associação de Consumidores revelou que cinco marcas populares de protetor solar para o rosto apresentam o Fator de Proteção Solar (FPS) menor que o indicado na embalagem. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (28).

Entre as marcas reprovadas estão Sundown, L'Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay. O último tinha 42% a menos do que indicado de FPS. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite uma variação de até 17% em relação ao informado na embalagem e as quatro marcas também não obedeciam esse percentual.

O consumidor acaba sendo lesado pois, quanto maior o FPS indicado na embalagem, mais caro fica o produto. 

Vencedores

No teste, os três melhores colocados foram o Nivea Sun FPS 60, Cenoura e Bronze FPS 50 e Natura FPS60. Os três foram classificados como "de boa qualidade".

Resposta

A L'oreal se posicionou através de nota a respeito das denúncias. Confira a íntegra:

A L’Oréal refuta, de forma absoluta, os resultados apresentados pela Proteste e desconhece os critérios utilizados na realização dos testes em protetores solares conduzidos por esta entidade. O Grupo e suas marcas La Roche-Posay e L’Oréal Paris não foram informados sobre o laboratório no qual foram feitos esses testes, tampouco as condições e os resultados detalhados dos mesmos.

A L’Oréal reafirma seu compromisso com a saúde da população brasileira e fornece produtos seguros e de alta eficácia. Todos os testes de nossos produtos solares – em particular os referentes a segurança e eficácia – foram analisados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme regulamentação sanitária vigente.

Ao contrário da Proteste, a L’Oréal apresenta, com total transparência, as análises feitas por laboratórios independentes e de reconhecimento mundial, utilizando as metodologias ISO 24444:2010 (FPS) e ISO 24442:2011 (PPD).

Os testes dos produtos Anthelios XL Fluide FPS 70 (La Roche-Posay) e Solar Expertise Invisilight FPS 50 (L’Oréal Paris), que foram feitos nos laboratórios Dermscan, IEC France e Poland Dermscan, apresentam resultados absolutamente divergentes dos informados pela Proteste, conforme abaixo:

Resultados:

- Anthelios XL Fluide FPS 70

(testes realizados pelo Laboratório Dermscan):

FPS = 85,4

UVA: 44,5

- Solar Expertise Invisilight FPS 50

(testes realizados pelos Laboratórios IEC France e Poland Dermscan):

FPS = 58,9

UVA: 23,2

Últimas notícias