RISCO

Vale inicia construção de barreira para rejeitos em Barão de Cocais (MG)

Segundo informações obtidas pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), a barragem Sul Superior da mina Gongo do Soco, em Barão dos Cocais, pode se romper entre domingo (19) e o dia 25 de maio

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 18/05/2019 às 17:53
Foto; Reprodução/ Google Maps
Segundo informações obtidas pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), a barragem Sul Superior da mina Gongo do Soco, em Barão dos Cocais, pode se romper entre domingo (19) e o dia 25 de maio - FOTO: Foto; Reprodução/ Google Maps
Leitura:

A mineradora Vale iniciou na última quinta-feira (16) a construção de uma contenção de concreto, que vai funcionar como uma barreira física caso haja rompimento da barragem Sul Superior da mina Gongo do Soco, em Barão de Cocais, em Minas Gerais. Em nota divulgada neste sábado (18), a Vale informou que iniciou a terraplanagem para a construção, a 6 quilômetros da barragem.

Segundo informações obtidas pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) com a própria mineradora, a barragem pode se romper entre este domingo (19) e 25 de maio. 

"Além dessa estrutura que, após concluída, fará a retenção de grande parte do volume de rejeitos da barragem Sul Superior em caso de rompimento, a Vale está realizando intervenções de terraplenagem, contenções com telas metálicas e posicionamento de blocos de granito. Essa obra atuará como barreira física no sentido de reduzir a velocidade de avanço de uma possível mancha, contendo o espalhamento do material a uma área mais restrita", diz a mineradora. 

A empresa informa que, devido ao trabalho, haverá um aumento na circulação de caminhões e equipamentos pela cidade de Barão dos Cocais, o que poderá causar eventuais transtornos ao trânsito. 

"A Vale ressalta que continua monitorando a barragem e o talude norte da cava de Gongo Soco 24 horas por dia e mantendo contato permanente com as autoridades competentes no sentido de prevenir e informar a toda a população sobre o andamento dos trabalhos e da situação da barragem Sul Superior e da cava de Gongo Soco", acrescenta a nota.

Recomendação

Na última quinta-feira (16), o Ministério Público de Minas Gerais recomendou que a empresa adotasse medidas imediatas para informar a população sobre os riscos de rompimento da barragem. O MPMG determinou que a empresa comunique, "por meio de carros de som, jornais e rádios, informações claras, completas e verídicas” sobre a condição estrutural da barragem. O MP quer que moradores e pessoas que estejam transitoriamente na cidade, no sudeste de Minas Gerais, saibam dos "potenciais danos e impactos de eventual rompimento”. 

A Vale realizou neste sábado à tarde,em Barão de Cocais, um simulado de evacuação dos moradores. Outra simulação foi feita em 25 de março, dois dias depois que a barragem chegou ao nível máximo de risco.

Últimas notícias