Emyra Wajãpi

Procuradoria abre investigação sobre morte de cacique no Amapá

Informação divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da PGR consta em nota divulgada nesta terça (30)

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 30/07/2019 às 21:07
Foto: Divulgação Portal/IPHAN
Informação divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da PGR consta em nota divulgada nesta terça (30) - FOTO: Foto: Divulgação Portal/IPHAN
Leitura:

A Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, braço do Ministério Público Federal, por meio de seus procuradores da República no Amapá, instaurou investigação para apurar a morte do indígena Emyra Wajãpi e a invasão da Terra Indígena Waiãpi, "por garimpeiros armados".

A informação, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, consta em nota pública divulgada nesta terça-feira, 30, pela Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal.

Cacique Emyra Wajãpi, de 68 anos, foi morto a facadas.

O coordenador da Câmara, subprocurador-geral da República Antônio Carlos Bigonha, ressalta que o colegiado está "atento à manutenção da integridade física da Terra Indígena Waiãpi".

No Amapá, atuam no caso os procuradores Rodolfo Lopes e Joaquim Cabral, no âmbito cível e criminal.

Polícia Federal 

O Ministério Público Federal (MPF) no Amapá afirmou nesta segunda-feira, 29, que a Polícia Federal (PF) não achou vestígios de que a Terra Indígena Waiãpi, no oeste do Amapá, tenha sido invadida por garimpeiros. No final de semana, dois funcionários do governo do Amapá e outras duas lideranças indígenas afirmaram ao Estado que o cacique Emyra Waiãpi foi morto com sinais de facadas. Políticos locais atribuíram a morte à invasão de garimpeiros.

Últimas notícias