MINISTÉRIO DA DEFESA

Cerca de três mil militares estão prontos para agir na Amazônia, diz ministro

Azevedo reforçou a posição do governo de que os incêndios na região estão controlados. Ele apontou preocupação com partes do Pará, mas disse que focos já estão sendo combatidos

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 26/08/2019 às 21:25
Foto: Isac Nóbrega/PR
Azevedo reforçou a posição do governo de que os incêndios na região estão controlados. Ele apontou preocupação com partes do Pará, mas disse que focos já estão sendo combatidos - FOTO: Foto: Isac Nóbrega/PR
Leitura:

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse nesta segunda-feira (26), que cerca de três mil militares das Forças Armadas estão prontos para combater incêndios e crimes ambientais na região da Amazônia Legal.

Azevedo reforçou a posição do governo de que os incêndios na região estão controlados. Ele apontou preocupação com partes do Pará, mas disse que estes focos já estão sendo combatidos.

Segundo o ministro, o Comando militar da Amazônia colocou mil militares à disposição e o Comando Militar do Norte outros 1.700. Ele arrendou para 3 mil homens que já podem atuar no local.

Apoio de outros países

Azevedo e Silva afirmou que o Chile ofereceu 4 aeronaves com capacidade de dispersão de água, além de 30 brigadistas. Já o Equador disponibilizou uma aeronave e outros 30 brigadistas. O ministro declarou que Estados Unidos e Israel prometeram apoio, mas ainda não detalharam a forma.

As equipes de Chile e Equador devem ir à Amazônia Legal assim que for definido em quais regiões elas poderão atuar, disse o ministro.

Segundo Azevedo e Silva, as Forças Armadas do Brasil têm cerca de 43 mil militares na Amazônia. Ele ponderou que aproximadamente 3 mil estariam prontos para atuar agora, conforme o presidente da República permitiu no decreto para Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O ministro da Defesa disse que apenas o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), não solicitou a ajuda das Forças Armadas. A assessoria do governador informou à reportagem que o pedido será feito e que ele deve participar de reunião na terça-feira (27) com Bolsonaro e governadores da Amazônia Legal.

As declarações de Azevedo e Silva foram feitas após reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Participaram da conversa os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; do Itamaraty, Ernesto Araújo e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, além do chefe da Defesa.

Últimas notícias